Max weber

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (726 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Sociologia em Administração

1- A. Max Weber era um sociológico alemão, que definiu o modelo burocrático das organizações. Só que o conceito que ele usou de burocrático é diferente do conceitode burocracia que a gente usa hoje em dia.
Na década de 30 náo existia registro de informações nas organizações e não existiam leis que regiam essas organizações. As corporações que são a formamoderna e capitalista de organização foram surgir no comecinho do século 20. Então até lá você não tinha registro nenhum. Até a criação da Consolidação das leis do trabalho não existia nenhuma lei quedefendia esse trabalhador.
Weber escreveu o seu livro em um período onde a própria sociedade moderna, já capitalista, estava também se estruturando. Ele defendeu dentro do modelo burocrático dasorganizações que essas organizações precisavam se organizar. Então quando ele falava de modelo burocrático da burocracia ele falava no papel, no sentido de organização. Qual o papel da empresa? Qual o seupapel dentro da empresa? Para ele uma organização não tem como funcionar s não existir esse papel, esse documento, que diz o que você deve fazer e como você deve fazer e quem vai cobrar de você.A empresa que não possui regras não funciona, não vai para a frente. Weber defende ainda que uma organização só podia existir quando houvesse uma rede formal (documentada/ papelada) derelacionamento. Uma organização é um grupo de pessoas com um objetivo comum, regras padronizam o comportamento dentro dessas organizações. A Burocracia elimina o julgamento subjetivo, porque você tem uma regra ,a partir do momento que você tem uma regra, essa regra é para todos.
B. Empirismo - Conhecimentos adquiridos pela prática,só reconhece a experiência como guia seguro. Weber usou esta prática paraestudar os fatos econômicos, históricos e culturais da época.
Tipo ideal - Weber destaca a necessidade de não deixar a ação humana tão a mercê dos sentimentos mais que siga o rumo de uma linha de...
tracking img