Max weber

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2117 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Escola Estadual Mário Spinelli

























































Sorriso
Julho - 2012
Marcio de Oliveira Scardua




















Márcio: A Biografia
































Escola Mário Spinelli
Sorriso – 06/07/2012Esse trabalho foi baseado na vida, obras e analises de Max Weber, um sociólogo que defendia a individualidade das ações das pessoas, compreendendo assim, a sociedade como um todo.
Para o desenvolvimento desse trabalho, nos reunimos em grupo de estudo e utilizamos de várias fontes como livros e sites. Otrabalho foi organizado em tópicos, para mais fácil compreensão dos assuntos. Estão dispostas também as páginas dos respectivos tópicos.
A partir do momento em que se conhece e entende a teoria de Weber, sua perspectiva do mundo irá se transformar. Tenha uma boa leitura.














































Vida de WeberMaximilian Carl Emil Weber foi um filósofo alemão, intelectual, jurista, economista, teórico das ciências sociais e autor do estudo sobre a ética protestante e o espírito do capitalismo, considerado um dos fundadores da Sociologia junto com Karl Marx e Émile Durkheim, também foi um personagem influente na política alemã de sua época.
Como já foi abordado ele é considerado um dos fundadoresdo estudo moderno da sociologia, contudo sua influência também pode ser sentida na economia, na filosofia, no direito, na ciência política e na administração. Weber definiu a sociologia como "uma ciência que pretende compreender interpretativamente a ação social e assim explicá-la causalmente em seus desenvolvimentos e efeitos. Por ação entende-se, neste caso, um comportamento humano sempre e namedida em que o agente, ou agentes o relacionem a um sentido subjetivo." Na perspectiva de Weber, a sociologia é essencialmente está em busca do significado e dos motivos que os próprios indivíduos atribuem as suas ações: é neste sentido que a sociologia é sempre "compreensiva". O principal objetivo de Weber é compreender o sentido que cada pessoa dá a sua conduta e perceber assim como a açãoindividual de cada indivíduo pode afetar a sociedade e não a análise das instituições sociais como propunha Durkheim. A análise weberiana diz que se deve compreender, interpretar e explicar respectivamente, o significado, a organização e o sentido, bem como evidenciar regularidade das condutas. Cabe a sociologia entender como acontecem e se estabilizam as relações sociais, os grupos organizados e asestruturas coletivas da vida social.
Com este pensamento, não se tinha a ideia de negar a existência ou a importância dos fenômenos sociais globais, dando importância à necessidade de entender as intenções e motivações dos indivíduos que vivenciam essas situações sociais, e, a partir daí, entender o porquê dos fenômenos mundiais, anteriormente citados. Ou seja, a sua ideia é que a sociedadecomo totalidade social é o resultado das formas de relação entre seus sujeitos constituintes. Tomando como ponto de partida da compreensão da vida social o papel do sujeito, a teoria de Max Weber é denomina de individualismo metodológico.
Foi nomeado professor de Economia em duas universidades: na universidade de Freiburg, em 1894, e na universidade de Heidelberg, em 1896. Entre 1897 (ano emque seu pai morreu) e 1901 sofreu de uma aguda depressão – pelo fato de da falência de seu pai – de modo que do final de 1898 ao final de 1902, não poderia realizar atividades regulares de ensino ou científicas. Mas em 1903, estava curado.
Durante a Primeira Guerra Mundial, Weber serviu como diretor de hospitais militares de Heidelberg e, ao término do conflito, voltou ao ensino da...
tracking img