Max weber

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1869 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Max Weber e a Burocracia

A palavra burocracia, em seu sentido original, indica uma forma de organização que se baseia na racionalidade das leis. A conotação negativa de papeis tem suas origens nas disfunções das organizações burocráticas.
Max weber foi quem fez os estudos pioneiros sobre a burocracia e o que ele chamou o tipo ideal de burocracia. Para weber, a sociedade e as organizaçõesmodernas são sistema de normas impessoais. São as normas ou as leis que regem o comportamento das pessoas. Nas sociedades primitivas, ao contrário, é a vontade ou capricho dos governadores que rege o comportamento das pessoas, assim como descreveu as organizações burocráticas como máquinas totalmente interpessoais, que funcionam de acordo com regras que ele chamou de racionais, regras quedependem de lógica e não de interesses pessoais.
As características do tipo ideal estão presentes em todas as organizações da sociedade moderna. Em resumo, todas as organizações formais modernas, desde as pequenas empresas até as grandes corporações são burocráticas, como a administração burocrática que é a forma mais racional de exercer a dominação. A organização burocrática possibilita o exercícioda autoridade e a obtenção da obediência com precisão, continuidade, disciplina, rigor e confiança.

A origem do capitalismo

Weber destaca a ideia de que o indivíduo em si, sempre quis buscar a qualquer custo o capitalismo, o poder sobre os outros.
A formação do capitalismo se baseia principalmente nos fatores de produção, ou seja, a terra, o trabalho e o capital. Paraque essa formação aconteça é necessário que haja um fenômeno que une o capitalismo a esses fatores. Este fenômeno é chamado de racionalidade, ele é essencial nas atividades humanas, pois os indivíduos necessitam de várias transformações em sua sociedade.
Sem saber como e porque, nós passamos por transformações que nos fazem perder nossa naturalidade. Nos Faz acreditar que o trabalho esta acima detudo e de todos, nos faz prisioneiros em nosso próprio sistema e passamos a viver em um círculo vicioso, onde uma irá servir e a outra irá desempenhar um papel de lucrar sempre sem se importar com os interesses dos outros.

A Ação Social Sobre a Sociedade

Max Weber estabeleceu que a sociedade sempre tivesse o desejo de acumular riqueza uma ação social presente na vida do individuo,onde os agentes de conduta são os grandes influenciadores da sociedade, um sistema adequado de transformações onde uma pessoa pode ou não aceitar. Para ele esta pode ser dividida em quatro ações fundamentais:
Ação social racional com relação a fins: É estritamente racional. Define-se um fim e este é, então, racionalmente buscado. Há a escolha dos melhores meios para se realizar um fim.
Açãosocial racional com relação a valores, é definida pelos valores e não pelos fins, sejam estes valores éticos, políticos ou religiosos.
Ação social afetiva: A conduta é movida por sentimentos, tais como orgulho, vingança, loucura, paixão, inveja, medo, etc.
Ação social tradicional: É motivada pelos costumes ou hábitos permanentes.
Uma ação social só existe quando o indivíduo se comunicacom os outros, um exemplo que Weber cita é que, quando se tem uma eleição, os eleitores definem seu voto a partir da ação e opiniões dos que estão ao seu redor, ou seja, não conseguem ter suas próprias ações.



Enfoque comportamental

Nas proposições de Taylor, Fayol e Weber, a preocupação básica é o desempenho dos recursos e processos de um sistema ou de toda a empresa, consideradosapenas recursos de produção. No inicio do século XX, essa visão mecanicista das pessoas era reflexo da orientação que vinha da revolução Industrial e a prioridade era a eficiência da produção. Naquele momento de expansão industrial, o importante era aproveitar as oportunidades do mercado. As pessoas eram apenas “peças humanas”.
O enfoque comportamental considera as pessoas em sua totalidade e...
tracking img