Max weber

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (308 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Max Weber foi um importante sociólogo, jurista, historiador e economista alemão. Weber é considerado um dos fundadores do estudo sociológico moderno. Ele viveu no período em que as primeiras disputassobre a metodologia das ciências sociais começavam a surgir na Europa, sobretudo em seu país, a Alemanha. Filho de uma família de classe média alta, com o pai advogado, Weber encontrou em sua casauma atmosfera intelectualmente estimulante. 
Weber dizia que a sociedade se baseava em três fatores: poder, riqueza e prestígio, e estes seriam relacionados com meios de produção. Para ele a sociedadeteria várias camadas.
Apoiava a ideia do livre comércio sem interferência do estado para que não haja limitações desnecessárias visando um total aproveitamento para maiores lucros. Apoiava também otrabalho livre, pois assim teriam maior disponibilidade de mercado de consumo já que a única forma de manter um sistema em funcionamento. É importante notar que o protestantismo pregado por Webervalorizava o trabalho profissional como meio de salvação do homem. Se tais restrições fossem mantidas pelo catolicismo, a chamada "acumulação primitiva" não teria sido possível.
Para Max Weber ocapitalismo é algo naturalmente existente em qualquer grupo de pessoas onde quer que se realize a satisfação das necessidades de um grupo humano, necessidade da troca com caráter lucrativo e por meio deempresas. Ele estabeleceu como condição prévia para a existência do capitalismo moderno, a contabilidade racional do capital, como norma para todas as grandes empresas lucrativas que se ocupam dasnecessidades cotidianas. Seu objetivo é sempre e em todo lugar, aumentar a riqueza alcançada, aumentar o capital. Isto seria feito através de empresas que acumulam capital e distribuem renda para cadamembro trabalhador de uma empresa. Por isso, as empresas deveriam se apropriar de todos os bens materiais de produção, como: a terra, aparelhos, instrumentos, máquinas, etc. como propriedades de livre...
tracking img