Max Weber

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (619 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de novembro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
DOMINAÇÃO


Dominação questão colocada à sociologia a que se refere à persistência das relações Sociais, para Weber entende que o social constrói-se a partir de ações individuais. Dominação estaque é colocada em verdadeira constelação de interesses individuais, para Weber é encontrar pessoas pronta para obedecer a uma ordem de conteúdo determinado.
A dominação legitima justificou-se portrês princípios de autoridade: Racionais, tradicionais e afetiva.
Onde ocorre interesse, considerações utilitárias de vantagens e inconveniente por parte daquele que obedece (dominantes/dominados).Weber propõe três tipos de dominação legitima: a legal, tradicional e carismática.
Dominação Legal - Baseada em regras racionalmente criadas, espera-se o comprimento deobrigações estatutárias.
Dominação Tradicional – Pelo reconhecimento inimaginavelmente antigo e de orientação habitual para o conformismo, suportada pela existência de uma fidelidade tradicional; ogovernante é o patriarca/senhor, os dominantes são os súditos e os funcionários é o servidor.
Dominação Carismática – é o dom da graça (carisma) extraordinário e pessoal. É exercido pelo profeta sobre oreconhecimento que pessoalmente alcançam os heróis e os demagogos durante a guerra.



CARISMA E DESENCANTAMENTO DO MUNDO


Segundo Weber, pessimista que aponta para a conseqüêncianegativa, mas inevitáveis, do processo de racionalização. o processo evolutivo está seguinado de forma que limita cada vez mais o alcance das escolhas efetivas abertas os homens. Dessa forma os homens estãose tornando cada vez mais medíocres, tudo isso é conseqüência de que se chama de desencantamento do mundo, a humanidade deixa de lado o sagrado, excepcional dando lugar um mundo racional e material,manipulado pela técnica e ciência.
A crescente intelectualização e racionalização não indicam, portanto, um conhecimento maior e geral das condições sob a quais vivemos. Significa mais alguma...
tracking img