Max weber

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2699 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO


O presente trabalho trata-se de uma pesquisa bibliográfica a respeito do teórico Max Weber, um dos pais da Sociologia.

Além da vida do teórico, há a definição de Sociedade, a criação de três abordagens, os principais livros escritos, a definição de Economia e Sociedade, a diferença entre a Ética Protestante e Capitalismo, os tipos de autoridade e poder, etc.MAX WEBER


Vida

Maximilian Carl Emil Weber, conhecido como Max Weber, nasceu dia 21 de abril de 1864 em Erfurt, na Alemanha e morreu dia 14 de junho de 1920 em Munique, também na Alemanha. É considerado um dos pais a sociologia moderna e tinha como ocupação ser jurista, economista e sociólogo.

Vindo de uma famíliada alta classe média, Weber recebeu grande estímulo intelectual. Filho de um conhecido advogado teve desde cedo uma orientação na direção das humanidades. Teve uma boa educação secundária em línguas, história e literatura clássica. Começou o ensino superior em Heidelberg, em 1882, dando continuidade em Göttingen e Berlim, onde se dedicou ao mesmo tempo à economia, história, filosofia e direito.Depois de formado trabalhou na Universidade de Berlim e também servia como assessor do governo. Casou-se em 1893 e no ano seguinte virou professor na Universidade de Freiburg lecionando economia, e em 1896 se transferiu para a Universidade de Heidelberg. Dois anos depois sofreu sérias perturbações nervosas que o fizeram deixar os trabalhos docentes. Voltou à atividade em 1903 como co-diretor doArquivo de Ciências Sociais. Desde então Weber lecionou apenas aulas particulares, com exceção às conferências que fez nas Universidades de Viena e Munique nos anos que precederam sua morte causada por uma pneumonia aguda.

A Sociedade Segundo Weber


Para ele a sociedade pode ser compreendida a partir do conjunto de ações individuais, que são todas as ações feitas por um indivíduoorientando-se pela ação de outros.

Só há ação social quando uma pessoa tenta estabelecer alguma comunicação.

Weber estabeleceu quatro conceitos de ação social:

- Ação tradicional: é determinada por um costume ou hábito arraigado;

- Ação afetiva: é determinada por afetos ou estados sentimentais;

- Racional com relação a valores: é determinada pela crençaconsciente num valor considerado importante, independentemente do valor na realidade;

- Racional com relação a fins: é determinada pelo cálculo racional que coloca fins e organiza os meios necessários;

Nesses conceitos Max na analisa as regras e normas sociais como exteriores aos indivíduos. Para ele as normas e regras sociais são o resultado do conjunto de ações individuais.Três Abordagens


Teoria das estruturas de autoridade – categoriza as organizações em relações de autoridade predominante. Descreveu como “poder” a habilidade de forçar alguém a acatar uma ordem sem que haja resistência e “autoridade” quando os comandos são voluntariamente obedecidos. Citou ainda três tipos: a autoridade carismática, a autoridade tradicional e a racional-legal.Teoria da burocracia – para Weber, a burocracia maximizava a precisão, velocidade, clareza, conhecimento dos arquivos, continuidade, unidade, subordinação rigorosa, redução de atrito e custos de material e pessoal. Mostrou ainda outra característica: a despersonalização.

Teoria sobre a ética – ele colocou que toda atividade considerada ética pode ser subordinada segundo a ética daresponsabilidade ou ética da convicção. A ética da convicção busca inspiração, autoridade e legitimidade no passado. Já a ética da responsabilidade legitima-se e se orienta para o futuro. O que as diferencia é que a ética da responsabilidade induz o indivíduo às conseqüências e responsabilidades futuras dos seus atos e não simplismente culpar ou esperar o “divino”.




Algumas obras


• Ética...
tracking img