Max weber

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2474 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
 A época de Max Weber, tratava-se na Alemanha um acirrado debate entre a corrente até então dominante no pensamento social e filosófico, o positivismo, e seus críticos.
 Weber propôs-se a verificar a capacidade que teria o materialismo histórico de encontrar explicações adequadas à história social, especialmente sobre as relações entre a estrutura e a superestrutura.
AOBJETIVIDADE DO CONHECIMENTO
 Na investigação de um tema, um cientista é inspirado por seus próprios valores e ideais, que têm um caráter sagrado para ele, nos quais deposita sua fé e pelos quais está disposto a lutar. Por isso, deve estar capacitado a estabelecer uma ‘’distinção entre reconhecer e julgar, e a cumprir tanto o dever cientifico de ver a verdade dos fatos, como o dever prático dedefender’’ os próprios valores, que devem ser obrigatoriamente expostos e jamais disfarçados de ‘’ciências sociais’’ ou da ‘’ordem racional dos fatos’’. É essencial distinguir a politica e a ciência e considerar que esta tampouco está isenta de valores.
 Segundo Weber, ‘’a ciência é hoje uma vocação organizada em disciplinas especiais a serviço do auto esclarecimento e conhecimento de fatosinter-relacionados’’.
 A ação do cientista é seletiva.
 O ponto essencial a ser salientado é que próprio cientista é quem atribui aos aspectos do real e da história que examina uma ordem através da qual procura estabelecer uma relação causal de certos fenômenos.
 A obrigação de dizer a verdade é, enfim, parte de uma ética absoluta que se impões, sem qualquer condição, aos cientistas.
 O cientistasocial efetua quatro operações
1. Estabelece leis e fatores hipotéticos que servirão como meios para seu estudo.
2. Analisa e expõe ordenadamente ‘’o agrupamento individual desses fatores historicamente dados e sua combinação concreta e significativa’’, procurando tornar inteligível a causa e natureza dessa significação;
3. Remonta ao passado para observar como se desenvolveram as diferentescaracterísticas individuais daqueles agrupamentos que possuem importância para o presente e procura fornecer uma explicação histórica a partir de tais constelações individuais anteriores.
4. Avalia as constelações possíveis no futuro.
 O cientista precisa isolar, da ‘’imensidade absoluta, um fragmento intimo’’ que considera relevante.
 Weber rejeita a possibilidade de uma ciência social quereduza a realidade empírica a leis.
 Weber procura demonstrar que conceitos muito genético, extensos, abrangentes ou abstratos, são menos proveitosos para o cientista social por serem pobres em conteúdo, logo, afastados da riqueza da realidade histórica.
 O principio de seleção dos fenômenos culturais infinitamente diversos e subjetivos, já que o ponto de vista humano é capaz de conferir-lhessentido, assim como de proceder a imputação de causas concretas e adequadas ou objetivamente possíveis.
 A resposta para o problema da relação ente a objetividade de conceito puro e a compreensão histórica encontra-se na elaboração dos tipos ideais, através dos quais busca-se tornar compreensível a natureza particular das conexões que estabelecem empiricamente.
OS TIPOS IDEAIS
 Esta adequaçãoentre o conceito e a realidade é tanto mais completa quanto maior a racionalidade da conduta a ser interpretado, o que não impede a Sociologia de procurar explicar fenômenos irracionais.
 Somente as ações compreensíveis são objeto da Sociologia. E, para que regularidades da vida social possam ser chamados de leis sociológicas, é necessário que se comprove a probabilidade estatística de queocorram na forma definida como adequada significativamente.
 Suas probabilidades e limites devem-se:

1. à unilateralidade
2. à racionalidade
3. ao caráter utópico
 No relativo à ênfase na racionalidade, o tipo ideal só existe como utopia e não é, nem pretende ser, um reflexo da realidade complexa, muito menos um modelo do que ela deveria ser.
 As construções elaboradas por Max sobre o...
tracking img