Max weber

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 33 (8021 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO
Considerado um clássico de primeira grandeza, Marx Weber, sociólogo alemão, viveu em um período de intensa industrialização, tendo contato com os grandes problemas políticos de sua época. Realizou estudos de direito, filosofia, história, economia e sociologia, dispensando grande dedicação à pesquisa e reflexão metodológica. Desenvolveu a teoria da Sociologia Compreensiva, ou seja,uma teoria que vai entender a sociedade a partir da compreensão dos ‘motivos’ visados subjetivamente pelas ações dos indivíduos.
Embora tenha produzido um variado número de escritos, boa parte destes não pertence ao campo da sociologia - dos sociólogos - a maioria trata de problemas concretos e não de teoria geral. No entanto, sua inteligência era altamente analítica e, embora tratando deproblemas não orientados para a teoria, trouxe importantes contribuições.
Em sua obra “A Ética protestante e o Espírito do Capitalismo”, Weber procurou avaliar a contribuição da ética protestante na promoção do moderno sistema econômico, examinado implicações das orientações religiosas na conduta econômica dos homens.
Ao morrer, deixou inacabada sua principal obra no setor da teoria sociológica, umtratado monumental: Economia e Sociedade. Foi uma grande tarefa preparar para publicação os inúmeros fragmentos dessa obra que já se encontravam bastante além do estágio preliminar. Mas ou menos ao mesmo tempo, suas colaborações em vários jornais e outros trabalhos seus foram coligidos e publicados como Escritos Reunidos, dos quais três volumes versam sobre Sociologia da religião, um sobre históriasocial e econômica, um sobre Sociologia e Política Social, e um sobre o que hoje denominamos Sociologia do conhecimento.

2. VIDA
Max Weber nasceu na cidade de Erfurt, na Turíngia, no dia 21 de abril de 1864. A Turíngia está hoje sumida no anonimato da República Democrática Alemã, o Estado comunista da Alemanha Oriental. Sua família definia-se pelo protestantismo. Os antepassados de seu paiforam refugiados luteranos do Império Austríaco que se instalaram em Bielefeld e se tornaram importantes comerciantes de tecidos. Seu pai, grande industrial têxtil na Alemanha ocidental, pertenceu ao partido liberal-conservador; sua mãe era de família de professores liberais e humanistas.
Aos dois anos de idade, ficou doente - muito doente, sem dúvida, embora possamos duvidar do diagnóstico demeningite - e tornou-se o alvo particular do melancólico desvelo de sua mãe. Em 1869, a família mudou-se para o bairro berlinense de Charlottenburg, onde Weber frequentou a escola. Recebeu uma educação ortodoxa predominantemente clássica. Em 1882, foi para Heidelberg e ingressou na Faculdade de Direto. Em 1884, estava em Estrasburgo como suboficial da reserva. Em 1884-85 estudou em Berlim e, no anoletivo seguinte, em Göttingen. Depois de deixar Göttingen, Max Weber passou mais três anos numa posição secundária de advocacia em Berlim, preparando sua tese de doutorado. Voltou a Estrasburgo como oficial da reserva por um breve período (também serviu em Posen nessa qualidade). Doutorou-se com uma tese sobre a História dos Empórios Medievais, em 1889. Era agora um "assessor" nos tribunais deprimeira instância de Berlim. Em 1891, qualificou-se como professor universitário com uma tese sobre o Significado da História Agrária Romana para o Direito Público e Privado. Em 1892, ocupava um cargo de assistente na Faculdade de Direito de Berlim. Em 1893 casou-se com Marianne Schnitger. Foi nomeado professor de Economia nas universidades de Freiburg em 1894 e de Heidelberg em 1896. Entre 1897, anoem que seu pai morreu, e 1901 sofreu de uma aguda depressão, de modo que do final de 1898 ao final de 1902 não poderia realizar atividades regulares de ensino ou científicas (1899 - foi internado numa casa de saúde para doentes mentais, onde permaneceu algumas semanas). Curado, no Outono de 1903 renunciou ao cargo de professor e aceitou uma posição como diretor-associado do recém-nascido Archiv...
tracking img