Max weber

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1193 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Ação Social e Tipo Ideal
(Max Weber)

Ação Social - Na concepção de Weber, o indivíduo é responsável pelas decisões que toma, inclusive pela própria omissão que, de uma forma ou de outra, legitima o poder.

A "ação social" consiste na conduta humana dotada de sentido, de uma justificativa elaborada de forma subjetiva. É o comportamento consentido e planejado.

O sentido de ação érelacionado com os outros, ou seja, na "ação social" os seres humanos ajustam-se de situação para situação. A chave para a "ação social" é atuar tendo os outros em mente. "Ação social" é ação intencional.

"Ação social" é quando todos se comportam de acordo com o que se faça. (ex.: usar roupas adequadas a cada situação social).

O "ator" (indivíduo) leva essas pessoas em consideração ou atua para asmesmas, seja em direção dessas ou contrário à elas. Ele molda seus atos com o objetivo de influenciar os outros, ou de comunicar-se com eles, elogiá-los, criticá-los, enganá-los, fazê-los rir, chorar ou todas as diversas coisas que as pessoas fazem umas em relação às outras.

Sempre que um indivíduo tem alguma importância para o que fazemos. Sempre que pensamos em outros quando atuamos, temos umexemplo de "ação social". A liberdade e a individualidade apresentam uma margem estreita.

Existe um planejamento antecipado, através da própria educação (escola, família, ambiente social), que muda em cada sociedade, e nesta a cada momento novo.

Somos ensinados. Temos consciência de como devemos nos comportar. Porém existem expectativas alheias.

As características fundamentais da "açãosocial" são:

Primeiramente, não é previsível se o indivíduo terá sucesso ou não, ou seja, as expectativas podem não estar corretas, pois a cultura e a educação não poderão dizer exatamente o que esperam de nós a cada momento, em decorrência das mudanças que vão surgindo com o passar dos tempos. Na verdade, de tudo que nos foi ensinado o que fica mais impregnado são a ética e a moral, valoresbastante abrangentes para determinar comportamentos específicos (ações sociais) de relacionamento cotidiano. O comportamento de relacionamento vai sendo adaptado para uma nova educação. Os valores passam a ser outros. Com essas alterações que a própria sociedade sofre não dá para saber a reação do outro indivíduo quanto aos nossos atos.

A segunda característica, é que a "ação social" pode ter váriossentidos. O fato de estar junto de alguém não é necessariamente compartilhar o mesmo sentido. Um grupo de pessoas podem estar convivendo sem colocarem o mesmo sentido nas suas ações.

Por outro lado, Weber diferencia "relação social" de "ação social". Na "relação social" existe "reciprocidade" na medida em que duas ou mais pessoas estão baseando seus comportamentos nas expectativas umas dasoutras. De igual forma, esta reciprocidade não implica que coloquem o mesmo sentido em seus comportamentos, mas tão somente que orientam suas ações em relação às expectativas alheias (relação social divergente). Isto não significa, no entanto, que não possa existir "relação social" com o mesmo sentido (convergente).

A "relação social" pode ser algo mais profundo, buscando o convívio maisduradouro, e para que isso ocorra é importante saber o que o outro pensa. Neste caso tem que haver concordância de idéias, mesmo que em alguns momentos haja divergência de idéias (o que é salutar para estreitar ainda mais o relacionamento).

A "ação social" pode ser:

Tradicional – faz parte, por costume, do grupo: não planejo (ir a uma cerimônia religiosa).

Emotiva – são as emoções, não havendo arazão (muitas vezes o ambiente cria emoções por si só).

Racional – pensar, planejar antecipadamente o comportamento de acordo com os outros.

Pode ser:

Com relação a valores

Com relação a fins

Para Weber, na sociedade capitalista moderna o que predomina é o racional com relação a fins. Essa mentalidade cria um tipo de autoridade e dominação na sociedade – a dominação racional legal...
tracking img