Max scheler (1874 – 1928)

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (369 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
VIDA E OBRAS: Max Scheler nasceu em Munique, em 1874 e morreu em Frankfurt, em 1928. Foi o mais notável expoente da ética fenomenológica da primeira metade do século XX. Os estudiosos do filósofocostumam dividir sua vida em 3 épocas: Na primeira, escreveu uma tese na Universidade de Iena. Na segunda, em contato com Husserl e Brentano, escreveu sua Ética, uma teoria de valores, na última fase,aproxima-se do pensamento de Spinoza e Hegel, crendo que o Ser Primordial adquire consciência de si mesmo no Homem. Como consequência desse pensar, é só no humano que a divindade se mostra. Suas obrasmais importantes são: ‘O formalismo na Ética e a ética material dos Valores’, ‘Para a reabilitação do conceito de Virtude’, ‘O ressentimento na construção das morais’, ‘A posição do homem no Cosmo’; ‘AReviravolta dos Valores’.
CONTEXTUALIZAÇÃO: Na passagem do século 19 para o século 20 observam-se novos rumos do pensamento filosófico na Europa central, ou seja, na Alemanha, mas também em demaispaíses que usam a língua alemã, com destaque a Áustria e a Suíça. Tais formas várias de kantismo também se difundiram para outros países, ao mesmo tempo em que para estes outros países se difundia oanterior kantismo e idealismo. Cresce o quadro da filosofia moderna, pelo visto; e cada vez mais difícil se torna criar uma ordem didática, sendo já possível eleger ora uma, ora outra entre as muitasordens possíveis, sem que isto venha a amenizar o intrinsecamente da exposição.
PRINCIPAIS IDEIAS: “O poderoso é originalmente o mais baixo, o impotente o mais elevado”; “Nos tempos atuais o maisimportante é o trabalho é o sucesso: por isso é melhor usar a palavra ‘habilidade”; “O espírito é uma função particular da consciência, e que possui a capacidade de se desprender do que é orgânico, dasprisões biológicas e lançar-se ao mundo”.
CONCLUSÃO: Max Scheler foi um grande pensador alemão cuja filosofia se insere no contexto da teoria dos valores. Para ele, os valores são intuídos...
tracking img