Maus tratos a idosos em lares clandestinos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (520 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
“MAUS TRATOS A IDOSOS EM LARES CLANDESTINOS”

O tema “Maus tratos a idosos em lares clandestinos ” é um tema que deveria merecer um maior estudo por parte de entidades profissionais pois, os maustratos a idosos têm sido cada vez maiores. Tem-se conhecimento, através dos meios de comunicação, que idosos recorrem cada vez mais à ajuda da Provedoria de Justiça e, esta é uma situação preocupante,sobretudo, porque é o nosso futuro que está em jogo e, certamente, não queremos que nos aconteça o mesmo se um dia formos para um lar de idosos. Daí a nossa escolha deste tema e o nosso árduotrabalho para recolher o máximo de informação possível e para a transmitir de um modo fácil, perspicaz mas chamativo para esta realidade. Ou seja, não fizemos, apenas, pesquisas na internet e em livros mas,também fomos ao Lar da Santa Casa da Misericórdia de Lousada, que fica na localidade onde reside um dos membros do grupo.
O intuito desta visita era ter uma maior percepção acerca do quotidiano dosidosos que frequentam lares e, também tentar responder com maior consistência e fundamento as questões que pretendíamos investigar. Com esta ida ao Lar da Santa Casa da Misericórdia de Lousada,felizmente, não descobrimos nada de clandestino nem de violência a idosos.
Contudo, encontramos um caso de um lar clandestino, bem mais próximo do que imaginamos, que fica na Maia no Lar de Predouços. Noentanto, como se sabe, ser clandestino não implica que estes tratem mal as pessoas, podem ate fornecer melhores serviços do que outras instituições legais.
Neste estudo, também tentamos investigaro tipo de violência que incidia nos lares, que são essencialmente as violências físicas e psicológicas e, estes tipos de violência demonstram ter deveras consequências negativas nas vidas dos idosos.Quando se trata destas violências, tanto psicológicas como físicas, não acontecem apenas em lares clandestinos ou não, mas também nas próprias casas onde moram. As famílias, por vezes também tratam...
tracking img