Maus tratos com idosos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1610 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
PESQUISA
Idade e cultura
Costuma-se dizer que a idade determinante da velhice é 65 anos, quando se encerra a fase economicamente ativa da pessoa e começa a aposentadoria. Contudo a Organização Mundial da Saúde, através de estudo e levantamento estatístico mundial, elevou essa idade para 75 anos, devido ao aumento progressivo da longevidade e da expectativa de vida.
Em muitas culturas ecivilizações, principalmente as orientais, o velho, o idoso é visto com respeito e veneração, representando uma fonte de experiência, do valioso saber acumulado ao longo dos anos, da prudência e da reflexão. Enquanto em outras, o idoso representa "o velho", "o ultrapassado" e "a falência múltipla do potencial do ser humano".
As mudanças
A velhice é um processo pessoal, natural, indiscutível einevitável, para qualquer ser humano, na evolução da vida. Nessa fase sempre ocorrem mudanças biológicas, fisiológicas, psicossociais, econômicas e políticas que compõe o cotidiano das pessoas.
Uma geração só vai se preocupar com o envelhecer quando sente que esta nova fase da vida está se aproximando, produzindo sensações de desconforto, ansiedade, temores e medos fantasiosos.

Fica evidenciado, quealguns fatores favorecem as situações de risco para o abuso, violência e maus tratos contra os idosos, dentre os quais destacamos:
• "Stress" do cuidador, a pessoa que está diretamente responsável pela manutenção dos cuidados do idoso, tem que estar disponível em todos os momentos para atender as necessidades do doente acamado e/ou dependente, acaba perdendo a liberdade, sua autonomia,estabelecendo uma relação de dependência e isolamento social mútua;
• Relações familiares conflitantes do passado se ocorreram situações de abuso do adulto com a criança, hoje o filho adulto torna-se o "abusador" de seus pais idosos doentes, enquanto suas crianças observam, aprendem, assistem e esperam sua vez;
• Psicopatologia na pessoa que comete o abuso, demências, deficiências ou limitações físicas ementais do idoso, consumo excessivo de álcool por parte do cuidador e/ou idoso, situação sócio-econômica, problemas pessoais, e outros;
• Falta de suporte afetivo da família, nas famílias onde não há este suporte, onde existe dificuldade em lidar com déficits motores, perda de memória, afasias ou dislalias, alterações de comportamento, a deterioração do paciente é marcante, acarretando maus tratos;• É importante destacar que a violência doméstica é um dos maiores problemas de saúde pública, a mídia sempre destaca a existência desta, em crianças e em mulheres, mas a incidência e prevalência dos casos de abusos e maus tratos em idosos já se aproximam bastante, e o que é mais grave, além de existir estão se tornando cada vez mais comum e frequente.

Segundo projeções estatísticas daOrganização Mundial de Saúde, entre 1950 e 2025 a população idosa no País crescerá 16 vezes contra cinco vezes da população total. Este crescimento populacional é o mais acelerado no mundo, passando de 7,5% em 1991 (11 milhões) para cerca de 15% em 2025. Tal aumento nos colocará em termos absolutos, como a sexta população de idosos no mundo, isto é, mais de 32 milhões de pessoas com 60 anos ou mais.Projeções estas, considerando estimativas conservadoras de fecundidade e mortalidade.
O Brasil é marcado por contrastes, onde ao longo do ciclo de vida grande parte de sua população vai adquirindo sucessivas deficiências sociais acumulativas, com significativo agravamento no envelhecimento, onde a questão social da velhice ainda é relegada a segundo plano, e os custos deste envelhecimentopopulacional fornecem um quadro alarmante e desafiador para a sociedade civil e para o Estado. No contexto da sociedade brasileira, nem sempre têm sido garantidas às pessoas idosas condições necessárias ao pleno exercício da cidadania. A questão social da velhice é um fato novo, carente de programas preventivos e serviços especializados que atendam aos problemas dos idosos sob o ponto de vista físico,...
tracking img