Mauricio de nassau

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1575 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução:
Johann Moritz von Nassau-Siegen nasceu em 17 de junho de 1604, no Castelo de Dillemburg, cidade do condado de Nassau, na Alemanha. Era filho de Jan de Middelste (João, o do Meio) e de Margaretha van Holstein, Princesa do Holstein-Sanderburg.  casado em segundas núpcias com Margarida de Holstein, princesa de Holstein-Sonderburg, filha do duque de Schleswig-Holstein e de uma princesada dinastia de Brunswick, João Maurício foi o décimo-terceiro filho de seu pai, mas o primogênito do segundo casamento. morreu em 1679 os 75 anos na cidade de Cleves, Alemanha
Nassau governou por 7 anos os territórios holandeses no brasil e realizou varias mudanças em diversos campos entre eles a social , econômico e urbanístico .

 João Maurício viveu em Dillemburg apenas seus dois primeirosanos de vida. Em 1606, a família transferiu-se para Siegen, onde passou sua infância.
Como era costume na época, Nassau foi instruído inicialmente pelo seu pai, pedagogo, frequentando depois a escola de Siegen. Em 1614, aos dez anos, foi enviado à universidade de Basiléia, na Suíça, indo, em 1615, para Genebra.

Do início de 1616 até 1619 ele viveu em Kassel, onde continuou seus estudos noColégio Mauritianum. Ali, ele aprendeu o francês, o italiano, e o espanhol (que lhe foi útil no Brasil), além de retórica, história, filosofia, teologia, astronomia e matemática, essencial à arte militar. O Colégio também ensinava aos seus alunos aristocráticos montaria, música, dança e esgrima.
         
        A sua formação protestante, além dos laços de parentesco comfamílias nobres neerlandesas, levaram-no a ingressar, em 1621, na carreira militar a serviço dos Países Baixos a época da guerra dos Trinta Anos (1618)  Em 1631 foi tomada Maastricht e Nassau distinguiu-se no cerco que culminou com a conquista de Nieuw Schenckenschans, numa ilha do rio Reno(1636), confirmando o seu prestígio e experiência militares. A vitória teve repercussão e tornou seu nome respeitado. O conflitoprosseguiu até 1648, quando pela Paz de Münster a Espanha reconheceu a independência da República, que prometeu respeitar a soberania espanhola ao sul de sua fronteira meridional.

Em 1632, iniciou a construção de um palácio em Haia , projeto do famoso arquiteto Jacob van Campen (hoje um ponto turístico da cidade holandesa). Seus compromissos financeiros para a conclusão da obra (muito mais altos do queo previsto) essa razão fez com que Nassau aceitasse o convite da Companhia Neerlandesa das Índias Ocidentais (WIC) para administrar os domínios por ela conquistados no Brasil (1636), recebendo uma ajuda de custo de 6.000 florins (equipamento) e salário mensal de 1.500 florins, o soldo de Coronel do Exército, além de uma participação de 2% sobre os lucros.[1] Corriam ainda por conta da WIC suasdespesas de mesa e criadagem, os salários do predicante Francisco Plante, de seu médico Guilherme van Milaenen. Em 4 de agosto de 1936 aceitou formalmente o convite , e pelo prazo de cinco anos iria ser o Governador, Almirante e Capitão-General dos domínios conquistados e por conquistar pela Companhia das Índias Ocidentais no Brasil.
Nassau partiu do porto de Texel (25 de outubro de 1636),chegando ao Recife (23 de janeiro de 1637).

Governo de Nassau no Brasil de 1637 a 1644:
Assim que chegou ao Brasil, Nassau passou imediatamente à ofensiva contra a tropa hispano-luso-brasileira aquartelada em Porto Calvo, Alagoas, comandada pelo conde de Bagnoli, oficial napolitano, que comandando cerca de quatro mil homens, preferiu retirar-se. Nassau em seu encalço marchou para o rio São Francisco,desceu em terra emJaraguá, cavalgou pela costa até Penedo.[2] Ali se demorou dois meses, na construção de uma fortaleza a que deu seu nome, encetou relações com os Tapuias, e assentou no grande rio o limite meridional do Brasil holandês. Regressou ao Recife. Chegando lá decidido a transformar a cidade em uma Prospera capital, criou o projeto da cidade Maurícia ,responsável pelos atuais...
tracking img