Maua o imperador

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (393 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O filme “Mauá, O imperador e o Rei” é uma biografia de Irineu Envagelista de Souza, O Barão de Mauá.
Neste observamos que ele foi um grande empreendedor, mesmo a historia se passando no século XIXainda serve como inspiração e aprendizado para quem quer empreender no país.
Mauá nasceu no Rio Grande do Sul mas ainda crinça foi morar no Rio de Janeiro e morou e trabalhou como caixeiro e assimteve seus primeiros contatos com o comercio e finanças. Por conta própria estudava para aprender e aperfeiçoar seus conhecimentos e um momento de crise comprou ações do que estavam muito desvalorizadas,isso é uma das características que todo empreendedor deve ter, sempre manter-se atualizado e estudando tudo o que acontece para não ser engolido pelo mercado tão competitivo e aproveitar asoportunidades que aparecem e não ter receio de arriscar.
Com a falência do comércio onde trabalhava, Mauá foi trabalhar em uma empresa de importação com o inglês chamado Richard Carruthers, assim aprendeu alíngua Inglesa. Se deu tão bem com Mr. Carruthers e os negócios que depois se tornaram sócios e quando foi para Inglaterra buscar recursos conheceu industrias de fundição e um pais muitodesenvolvido.
Retornando ao Brasil começou a construir a primeira fabrica de fundição do país, visando um país industrialmente desenvolvido, Mauá imaginava que o Brasil precisaria de industria de base paracrescer. Percebemos que Mauá continuou estudando e pesquisando, buscou idéias do exterior e trouxe para cá, não construiu a industria por motivos financeiros e sim por ideais, características de grandesempreendedores.
Mauá acumulou muita riqueza como empresário em uma época em que o país era dominado por uma sociedade ruralista, por isso era alvo de perseguição de pessoas influentes. Enfrentoutodas as adversidades e desafios que foram impostas, buscou recursos fora do país, buscou parcerias com empresas estrangeiras. Aqui notamos que desde aquela época o empreendedor não recebe muito apoio...
tracking img