mattweus

8675 palavras 35 páginas
A monogamia é uma prisão

por Alex Castro

em 15/11/2013 às 0:02 | Artigos e ensaios, Debates,Mente e atitude, Relações
Fonte: http://papodehomem.com.br/a-monogamia-e-uma-prisao/
O tradicional amor romântico-monogâmico é lindo. Pena que ele mata e reprime e enlouquece. Mas ó, tirando isso, tudibom.
Antes que as pessoas monogâmicas se sintam atacadas, eu explico:
O que fode o mundo, o que mata e reprime e enlouquece, não é simplesmente você (pessoa fofa e romântica) estabelecer um pacto monogâmico de transar apenas com uma única pessoa que escolheu.
O que fode o mundo, o que mata e reprime e enlouquece, é a monogamia institucional quase-compulsória da nossa sociedade; é esse pacto ser vendido na mídia, nas famílias, nas igrejas, nas escolas, nos filmes como a única opção existente para se relacionar e constituir família; é tachar de imorais, doentes e antiéticos quaisquer arranjos amorosos e sexuais fora do sistema monogâmico; são as pessoas adotarem o pacto monogâmico não porque refletiram a respeito e escolheram a monogamia dentre um infindável número de outros tipos de relacionamentos disponíveis, mas simplesmente porque nunca souberam que havia outra escolha possível.
O único objetivo desse texto é mostrar que existem outras escolhas possíveis. Outras alternativas, arranjos, pactos. Outras maneiras de viver, de amar, de transar.
Não quero que você abandone a monogamia mas somente que reflita sobre ela.
Quero te mostrar que você não tem obrigação de entrar em um pacto monogâmico. Que você tem a liberdade de escolher a monogamia (sim, por que não?) ou também qualquer outra das infinitas formas de viver, de amar e de transar.
A escolha é sua. Você é livre.
Monogamia, poliamor & relações abertas: o que é, o que não é
Relações ou relacionamentos abertos ou poliamor se referem a relacionamentos entre duas ou mais pessoas, livres e adultas, onde não existe a restrição monogâmica quanto a envolvimentos românticos, amorosos ou sexuais com outras pessoas.

Relacionados