Matrologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1203 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Faculdade Pitágoras – Votorantim/Sorocaba









Disciplina: Metrologia

Profº Athur

























Aluno: Gilson Ayres dos Santos - RA:50855





Setembro-2012



Instituto de Pesquisas Tecnológicas



O IPT é um instituto vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo e hámais de cem anos vem colaborando para o processo de desenvolvimento do País.

Um dos maiores institutos de pesquisas do Brasil, o IPT conta com laboratórios capacitados e equipe de pesquisadores e técnicos altamente qualificados, atuando basicamente em quatro grandes áreas - inovação, pesquisa e desenvolvimento, serviços tecnológicos, desenvolvimento e apoio metrológico, informação e educaçãoem tecnologia.

Atento às necessidades dos setores público e privado, provê soluções e serviços tecnológicos que visam aumentar a competitividade das empresas e promover a qualidade de vida.

Por meio de doze centros tecnológicos, atua de forma multidisciplinar, contemplando os mais diversos segmentos como energia, transportes, petróleo e gás, meio ambiente, construção civil,cidades, segurança. É referência nacional na área metrológica, com diversos laboratórios acreditados pelo Inmetro. Além dos projetos em pesquisa, desenvolvimento e inovação já existentes, estão sendo ampliadas as áreas de atuação em biotecnologia, novos materiais e bioenergia.

Mais moderno e integrado, sintonizado com as oportunidades e demandas de desenvolvimento tecnológico e preparado paraser um elo qualificado entre universidades, centros de pesquisa e setor empresarial, o IPT mantém seu papel colaborativo no desenvolvimento do País.

Localização:

Av. Prof. Almeida Prado, 532 - Cidade Universitária.

05508-901 - São Paulo - SP




















Instituto de pesos e medidas

O Ipem-SP é uma Autarquia Estadual vinculada à Secretaria da Justiçae da Defesa da Cidadania do Governo do Estado de São Paulo.
As atividades do Ipem são delegadas pelo Inmetro - Instituto Nacional de Metrologia e Normalização e Qualidade Industrial.
Mediante convênio com o Inmetro, o Ipem-SP executa, no âmbito do Estado de São Paulo, serviços essenciais na proteção ao cidadão em suas relações de consumo.
Executa a verificação e a fiscalização de:• instrumentos de medição (e medidas materializadas);
• produtos pré-medidos;
• produtos têxteis;
• produtos com certificação compulsória;
• veículos transportadores de produtos perigosos;
Nos instrumentos de medição como balanças, bombas de combustível, taxímetros e muitos outros, o Ipem verifica se eles estão medindo corretamente. Caso não estejam, o responsável pelo instrumento podeser multado. Esses instrumentos são verificados periodicamente pelos fiscais do Ipem, nos 645 municípios do Estado de são Paulo.
[pic]
Os produtos pré-medidos são aqueles cuja quantidade é determinada sem que o consumidor acompanhe o processo de medição. Quase todos os produtos comercializados em embalagens são desse tipo. Arroz, feijão, óleo, leite, papel higiênico, fio dental, caderno,pêssego em calda, cerveja, enfim, a lista é enorme. Como dá para perceber, os produtos pré-medidos estão presentes em todas as categorias, desde produtos auto-motivos até comida para bebê. Os fiscais coletam amostras desses produtos para análise nos laboratórios do Ipem, a fim de verificar se a quantidade contida na embalagem corresponde, mesmo, àquela declarada no rótulo.
[pic]
Com osprodutos têxteis não se trata de verificar apenas as medidas. O Ipem fiscaliza se a etiqueta (que é obrigatória) apresenta todas as informações exigidas pelos regulamentos do Inmetro. Assim, os fiscais observam se aquela camiseta tem a etiqueta que informa a composição têxtil, os procedimentos para lavagem e conservação e a identificação do fabricante.
[pic]
Nos produtos de Certificação...
tracking img