Matrizes nodia a dia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2326 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
MATRIZES NO DIA-A-DIA


ACADÊMICO Ketler Raquel Cipriani
Professor: Evaldo de Oliveira
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Curso de Licenciatura Plena em Matemática
09/11/2012

RESUMO

As matrizes, como diversos outros conteúdos da matemática, causam certa estranheza nos alunos. Isto se deve ao fato de que as ciências exatas são mais complexas e muitas vezes oseducadores não demonstram aos seus alunos qual a aplicabilidade real daquele conteúdo. Estudar matrizes é importante e para que os alunos passem a considerar este assunto significativo, faz-se necessário expor as formas como as matrizes são aplicadas no dia-a-dia das pessoas e sua importância nos mais diversos setores.


Palavras-chave: Matrizes; Prática; Matemática.


1 INTRODUÇÃO

Vivemosuma era em que a informação e a tecnologia mudam a todo instante, em que o conhecimento está exposto nas mais variadas fontes e, desta forma, precisamos de indivíduos conscientes, que saibam selecionar este conhecimento e que possam acompanhar este desenvolvimento através de habilidade e competência.


Esta realidade fez a escola mudar. Modelos educacionais conservadores não acompanhamesta correria desenfreada que presenciamos na sociedade atual. Desta forma, se quisermos alunos capazes de discernir conceitos e avaliar com criticidade o seu arredor, precisaremos despertar-lhes o interesse e curiosidade em saber mais.


Uma das principais formas de atingirmos estes objetivos é mostrando para nossos alunos a importância e aplicabilidade dos conteúdos expostos. Casocontrário, o professor estará fadado a desenvolver suas práticas sem respostas e resultados dos alunos.


Para que nossa prática pedagógica se aprimore a atinja seus verdadeiros objetivos, precisamos arriscar e inovar. A presente pesquisa foi desenvolvida para fundamentar a prática educativa referente ao módulo IV do curso de licenciatura plena em matemática da UNIASSELVI. Através destaspráticas a instituição visa proporcionar ao acadêmico uma aproximação entre teoria e prática afim de que o mesmo aprenda praticando e inovando. As práticas propõem uma mudança no modo de agir, propõe que desenvolvamos nos alunos o gosto pelo aprender.


Seguindo esta realidade, a presente pesquisa foi desenvolvida com o intuito de apontar como as matrizes podem ser aplicadas na prática. Ou seja,de nada adianta ensinar para o aluno o que é e como funciona uma matriz, se não mostrarmos ao menos, para que ela serve, qual é sua utilidade prática no dia-a-dia.


De acordo com os PCNs , (2000, p. 40):


[...] os alunos devem perceber a Matemática como um sistema de códigos e regras com as quais é possível modelar a realidade e interpretá-la. A Matemática devetambém ser vista como ciência, assim suas definições, demonstrações e encadeamentos conceituais e lógicos têm a função de construir novos conceitos e estruturas a partir de outras e que servem para validar intuições e dar sentido às técnicas aplicadas.




Ensinar matemática é uma prática que exige flexibilidade e dinâmica dos educadores, afinal, esta é uma disciplina que muitas vezesencontra obstáculos e dificuldades variadas. No entanto, se o professor conhecer bem o conteúdo a ser trabalhado e souber mostrar aos seus alunos de forma prática como aquele conteúdo é aplicado no dia-a-dia, estes obstáculos serão vencidos e as aulas se tornarão bem significativas.




2 CONCEITUANDO MATRIZES


Parafraseando (): “Uma matriz é um conjunto de linhas e colunas de elementosnuméricos organizadas num retângulo e que possuem certas propriedades matemáticas bem definidas. Em outras palavras, é uma tabela de informações codificadas em números”.


Desta forma, as matrizes dão utilizadas para expor informações de diversas áreas e conteúdos. Em síntese “Chamamos de matriz a qualquer tabela retangular de números, ou outro tipo de objetos matemáticos que...
tracking img