Matrizes metalicas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1062 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Este trabalho foi-nos proposto pela Professora Célia Mestre da disciplina de Materiais e tecnologias e tem como objetivo abordar o tema da reciclagem de polímeros e a sua transformação/reutilização após a reciclagem. Também é pretendido encontrar objetos de Design para dar o exemplo e estes devem estar vocacionados para interiores ou exteriores.
Pretendo efetuar uma pesquisaaprofundada, esclarecedora e direta, de modo a tomar conhecimento do tema proposto, pois é um tema que é vocacionado para a minha área.

Tipos de reciclagem dos polímeros


Reciclagem energética

Recuperação da energia contida nos plásticos através de processos térmicos. A reciclagem energética distingue-se da incineração porutilizar os resíduos plásticos como combustível na geração de energia elétrica. Já a simples incineração não reaproveita a energia dos materiais.
As cadeias são quebradas mediante o tratamento com hidrogênio e calor, gerando produtos capazes de serem processados em refinarias.
O calor pode ser recuperado em caldeira, utilizando o vapor para geração de energia elétrica e/ou aquecimento.Reciclagem mecânica

Consiste em submeter os materiais plásticos a processos mecânicos, moldando-os fisicamente numa forma diferente da original. Os materiais termoplásticos, como é o caso das embalagens plásticas primárias de alimentos, adequam-se vantajosamente ao processo, preservando, em grande parte, as propriedades físicas, químicas e mecânicas dos polímeros originaisReciclagem Química

A reciclagem química reprocessa plásticos transformando-os em petroquímicos básicos: monômeros ou misturas de hidrocarbonetos que servem como matéria-prima, em refinarias ou centrais petroquímicas, para a obtenção de produtos nobres de elevada qualidade. O objetivo da reciclagem química é a recuperação dos componentes químicos individuais paraserem reutilizados como produtos químicos ou para a produção de novos plásticos.


Reciclagem de Polímeros

De certo modo, os polímeros, sejam eles plásticos ou borrachas, simbolizam na média como uma espécie de vilões ambientais. A primeira crítica refere-se à derivação do petróleo e à produção de gases formadores do efeito estufa. Entretanto, os polímeros consomem amenor parte do refino de petróleo. Apenas 04% do craqueamento correspondem à nafta, substância destinada à produção de matérias-primas básicas.
Na sua cadeia produtiva verificam-se os menores índices de consumo de recursos básicos se comparados a outras tecnologias. Além disso, os polímeros formam um grupo de materiais que, historicamente, surgiram para substituir outros materiais que consumiammuitos recursos ou incorriam na produção de grande quantidade de resíduos, isso sem mencionar que os primeiros polímeros foram criados para substituir materiais naturais, tais como: o casco da tartaruga e o marfim.
Existem, porém, aspetos de ordem socioeconómica que dificultam práticas relacionadas à reciclagem desses materiais, tais sejam: o preço da matéria-prima virgem é extremamentecompetitivo; a ausência de sistema eficiente de coleta e limpeza urbana; e a relação físico-econômica (peso x volume = ganho financeiro) do material todos esses aspetos desestimulam a participação coletiva e individual, restringindo o volume de material reciclado.
Outro ponto refere-se à estrutura físico-química dos polímeros em relação a sua possessibilidade, pois após processados apresentam diminuição depeso molecular decorrente das taxas de cisalhamento. Quando aplicada a reciclagem, principalmente a mecânica, o peso molecular diminui ainda mais, solicitando a incorporação de material “virgem” e/ou aditivos, a fim de recuperar as propriedades interiores dos plásticos.


Reciclagem Química

A reciclagem química reprocessa plásticos transformando-os...
tracking img