Matrizes do cotidiano

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1180 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A VILOLÊNCIA NO BRASIL
INTRODUÇÃO
As principais A violência no Brasil é de ordem ética e politica. Na realidade, a má distribuiçao de renda na populaçao e a falta de investimento na educação, são fatores preponderantes para o aumento da violência.
A desigualdade social no Brasil é uma das maiores do mundo. Na verdade a distribuição de renda é feita de forma desigual, sendo que a maior parte ficana mão de poucos. Por isso, a exclusão social causa o crescimento de indivíduo despreparado para uma vida digna e profissional, tornando-se vulneráveis a criminalidade coexistente na sociedade.
Além disso, o investimento na base ou seja na educação é primordial. Pois, maiores aplicações na estrutua física e na qualidade de ensino de uma escola, é essencial para que nao haja a propagação daviolência em uma meio social. Desta forma, é comprovado que o lápis e o giz são mais eficazes que as dorgas e os fuzis.
Sendo assim, a exclusão social e educacional são umas das causas da violência. Portanto, para reduzir este mal, é necessário que as leis alcançe a todos, sem distinção social, para viverem em uma Brasil realmente democrático.
Considerando que a atuação estatal é menos vista em locaiscom altos índices de criminalidade, conseguimos traçar um elo que nos evidencia que a violência está mais para consequência de uma omissão do Estado.
Alguns indicadores mostram a precariedade dos sistemas de contenção da violência. Cerca de 2.000 roubos ocorrem diariamente na Grande São Paulo e em menos de 3% os assaltantes são presos no momento do crime. Se mesmo assim há um explosivo crescimentode nossa população carcerária é porque não basta prender. As estratégias reativas da polícia e os métodos obsoletos de investigação não estão conseguindo conter significativamente o grande volume de crimes. No Rio de Janeiro, apenas 1% dos homicídios chega a ser esclarecido pelos trabalhos de investigação, segundo revelação do Ministério Público. Se essa "eficiência" da polícia e da justiça fordobrada, a um custo impagável, o volume de crimes mal será afetado. Esse retrato da impotência de nosso sistema de controle criminal é revelador da necessidade de uma profunda reforma no sistema de prevenção criminal e não apenas isso, é necessário que as causas da violência também sejas adequadamente tratadas, sem o que a crise da segurança pública no País não será alterada significativamente.CAUSAS DA VIOLÊNCIA
Entres causas da violência no pais, pode-se citar:
• As múltiplas carências das populações de baixa renda, precariamente assistidas nas periferias das grandes cidades, tornam seus integrantes, especialmente os jovens, suscetíveis de escolha de vias ilegais como forma de sobrevivência ou adaptação às pressões sociais.
• A opção ilegal é favorecida pela tolerância cultural aosdesvios sociais e pelas deficiências de nossas instituições de controle social: polícia ineficiente, legislação criminal defasada(o que gera impunidade), estrutura e processos judiciários obsoletos, sistema prisional caótico. A interação entre essas deficiências institucionais enfraquece sobremaneira o poder inibitório do sistema de justiça criminal.
• De maneira geral as polícias têm treinamentodeficiente, salários incompatíveis com a importância de suas funções e padecem de grave vulnerabilidade à corrupção. A ineficiência da ação policial na contenção dos crimes, assim como o excessivo número de mortes de civis e de policiais, decorre dessas deficiências e do emprego de estratégias policiais meramente reativas e freqüentemente repressivas.
• O emprego de tecnologia de informação ainda éincipiente, dificultando o diagnóstico e o planejamento operacional eficiente para a redução de pontos de criminalidade. Nesse planejamento são precárias as iniciativas de integração entre os esforços policiais e as autoridades locais para promover esforços conjuntos de prevenção e redução dos índices de violência.
POSSÍVEIS MEDIDAS CONTRA A VIOLÊNCIA
 
* Realização de projetos sociais com...
tracking img