Matrizes de corte

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (264 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Matrizes de corte e vinco
Matrizes de corte e vinco
Ajuste das lâminas
Canaletas
Todas as Páginas
Pagina 1 de 3
A matriz de corte e vinco éacoplada ao padrão fixo da máquina, e é constituída basicamente por lâminas de corte ou vinco fixadas em uma base. A base é, comumente, uma placa de compensadoou MDF, mas também podem ser utilizados outros materiais, como chapas de aço ou fibra de vidro.

Base

A primeira etapa para a confecção da matriz é ocorte das medidas externas da placa de MDF, que estão relacionadas ao tamanho da matriz e ao tamanho da máquina. Assim como na impressão offset, há umaárea de pinça do substrato, determinada pela soma da medida padrão da máquina com uma margem de segurança. Essa distância é necessária para dar maiorsustentação da matriz na máquina e durante seu manuseio.

De posse do desenho planificado da embalagem, deve-se transferi-lo para a base. Essa transferênciapode ser feita de diversas maneiras: reprodução foto mecânica, na qual se aplica um verniz fotossensível na base, aplica-se o filme com o desenho sobre ela,e realiza-se a exposição à luz; reprodução com papel fotossensível, semelhante ao anterior, porém com o uso desse tipo de papel colado na base;reprodução com filme colado na madeira; e desenho direto na madeira.

Com o desenho transferido para a base, é realizada a serrotagem dos canais. Existem trêsprincipais processos de serrotagem: o convencional; a laser; e jato d’água.

No primeiro, utiliza-se uma serra tico-tico industrial para cortar os canais.
tracking img