Matrizes culturais do brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (279 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A formação cultural brasileira tem suas origens na miscigenação ocorrida apos seu descobrimento, embora já naquela época o Brasil era povoado, essa população que foi chamadade indígenas já possuíam uma cultura diferenciada entre os diversos grupos indígenas que aqui habitavam. Ocorre inicialmente uma miscigenação do branco europeu com os índiosbrasileiros, em seguida vem o negro e posteriormente já no século XIX, com a chegada de imigrantes europeus, há a mistura destes com índios e com os já descendentes deíndios com os negros e os primeiros brancos que aqui chegaram.
Nessa miscigenação uma infinidade de grupos étnicos é formada e as manifestações culturais de cada um sãodiferentes, mas com traços semelhantes. A formação cultural brasileira tem assim 4 fases: a 1ª já estava implantada em solo brasileiro, entre a população que estavam aqui até odescobrimento, a 2ª com a chegada dos descobridores há uma primeira mistura entre estes e os indígenas, a 3ª acontece logo em seguida com a chegada de escravos negros e por último aabertura do Brasil para a imigração no século 19, chegando aqui principalmente europeus e uns poucos asiáticos.
A cultura brasileira, de forma geral, tem influências muitodiversificadas, pois aqui temos pessoas de praticamente todos os países africanos, europeus e asiáticos, por isso as manifestações culturais são tão diversificadas, cadaregião brasileira tem a sua específica ou várias, cada uma representando uma etnia.
O Termo raça foi descaracterizado no século XX, com os estudos realizados no campo dagenética, descobrimos que não há raças humanas e sim a raça humana, todos nós somos de uma mesma, devido às semelhanças genéticas existente entre todos os grupos existente na Terra.
tracking img