Matriz gut

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2831 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE – UNIVILLE
DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO

PROCESSOS DE QULIDADE MATRIZ GUT

EVELTON CEZAR BITENCOURT

Joinville - SC
2011
EVELTON CEZAR BITENCOURT

Matriz Gut

Trabalho de Jogos de Empresa apresentado ao Curso de Administração de Empresas da Universidade da Região de Joinville – UNIVILLE como requisito parcial para obtenção do grau de Bacharel emAdministração.

Joinville – SC
2011
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3
1 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 5
1.1 Funções de uma Empresa 5
1.2 Trabalho de cada Função 7
1.3 Gráfico de Pareto 7
1.4 Matriz GUT 8
1.5 5W2H 10
1.6   Diagrama de Causa e Efeito ou Diagrama de Ishikawa 13
1.7 Ciclo PDCA 15
CONCLUSÃO 18
REFERÊNCIAS 19

INTRODUÇÃO
Este trabalho tem por objetivo apresentar as ferramentas e teoriasque compõem a Melhoria dos Processos, assim como, demonstrar alguns exemplos de sua aplicabilidade empresarial.
Justifica-se pela necessidade de um adequado sistema de planejamento, estruturação e melhoria dos processos de trabalho que são considerados cruciais para o desempenho das organizações frente ao mercado.Entre outros aspectos serão apresentados técnicas como 5W2H,Diagrama de Pareto, cicloPDCA , onde serão analisados e exemplificados.

1. Fundamentação teórica
A análise e Melhoria dos Processos (MP) são de fundamental importância para o fortalecimento e o desenvolvimento dos processos de uma organização, conduzindo-a ao caminho da excelência gerencial. Esta metodologia propicia às organizações, estruturar a seqüência de trabalhos a serem desenvolvidas, visando à análise, asimplificação e o aperfeiçoamento dos processos, além de tratar de forma adequada seus problemas, de modo promover a obtenção de uma consistente garantia de qualidade.
  É importante, antes de estabelecer a proposta metodológica para o uso do PDCA para a solução de problemas, conhecermos as ferramentas básicas e gerenciais da qualidade.

1.1 Funções de uma Empresa
Campos (2004), os funcionáriostrabalham numa empresa exercendo funções dentro de uma organização hierárquica. Então função (o que fazer) é uma coisa e organização (cargos, hierarquia, organograma) é outra. Função é tipo de trabalho e cargo é posição.
Sendo assim, nas empresas as pessoas trabalham em quatro tipos de função: operação, supervisão, gerenciamento e direção. Estas funções são classificadas em duas categorias: funçõesoperacionais e funções gerenciais. Esta relação é exemplificada na Figura 1.


Figura 1 - Função das Pessoas em uma Organização
Fonte: CAMPOS, Vicente Falconi. Gerenciamento da rotina do trabalho do dia-a-dia. 8ª ed. Belo Horizonte: INDG Tecs, 2004. p.25.
Para Campos (2004), um funcionário pode ter um cargo (organização) e, neste cargo, exercer várias funções. Ou ainda, vários funcionáriostrabalhando em cargos diferentes poderão exercer a mesma função. A organização hierárquica de uma empresa muda constantemente ao longo de sua vida, para se acomodar a fatores internos e externos. No entanto, as funções permanecem estáveis. As funções não se alteram.
A empresa pode ser muito vertical ou muito horizontal, mas as funções exercidas serão as mesmas. O que pode acontecer é variar aênfase no tempo gasto em cada função, mas toda elas sempre existirão.

1.2 Trabalho de cada Função

O Quadro mostra o tipo de trabalho exercido em cada função, quando tudo está normal ou quando ocorrem anomalias.
Quadro - Tipo de Trabalho Exercido em cada Função

1.3 Gráfico de Pareto
O diagrama de Pareto, “é uma forma de descrição gráfica onde procura-se identificar quais itens sãoresponsáveis pela maior parcela dos problemas” (RAMOS, 2006, p.3).
O Princípio de Pareto foi criado no séc. XIX por um economista chamado Alfredo Pareto que, ao analisar a sociedade, concluiu que grande parte da riqueza se encontrava na mão de um número demasiado reduzido de pessoas. Após concluir que este princípio estava válido em muitas áreas da vida quotidiana, estabeleceu o designado método de...
tracking img