Matriz fofa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1045 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Uruguaiana: Dados Históricos
Uruguaiana foi estabelecida e fundada em 24/02/1843 pelo governo farrapo, na época suas relações de vida e comércio eram apoiadas mais em Buenos Aires e Montevidéu do que Porto Alegre. Faz fronteira com a Argentina e é muito próxima do Paraguai, tendo as capitais Buenos Aires, Montevidéu, Assunção e Porto Alegre eqüidistantes, sendo ponto estratégico militar eeconômico para o MERCOSUL. Está bem servida de transporte, sendo o inicio da BR 290 que liga até Osório, passando por Porto Alegre e demais cidades importantes do estado. Cruza pela cidade a estrada BR-472 que liga Uruguaiana até Frederico Westphalen, e também Barra do Quarai (limite com o Uruguai), bem como São Borja e Itaqui onde, através desta rodovia torna-se o caminho mais rápido até o centro dopaís. Conta com uma área de unidade territorial de 5.715,719 Km 2 sendo 45,3 Km 2 de área urbana apresenta uma população de 10693.929 habitantes, sendo 9100,291 em área urbana e 1593,638 em área rural. Densidade demográfica de 21,9 hab./km², taxa de analfabetismo de pessoas de 15 anos ou mais de 4,07%. Expectativa de vida ao nascer de 70,22 anos. Coeficiente de mortalidade infantil de 20,76 pormil nascidos vivos. PIB p.m. (2009) R$ 2288,916. PIB per capta (2009) 18,17. Exportação total (2010) U$ FOB 3,173,558
Pontos Fortes:
Pecuária: Destaca-se na economia pela criação de bovinos de diversas raças, ovinos de lã e carne e gado bubalino. Apresenta diversos criatórios premiados em importantes exposições e com destaque nos rankings dasassociações de raça. (Bovinos: Angus, Brangus, Hereford, Braford; Ovinos: Corriedale, Ideal).

Transporte: No transporte a cidade conta com o maior porto seco da América Latina, com área logística, suportada por 336000 m2 de extensão; quatro armazéns alfandegados; terminais armazenadores de grãos e de minério de cobre; terminal de containeres; ferrovia e três ramais ferroviários, que oferecem soluçõespara a gestão logística e o transporte de mercadorias. Atende aos setores de agricultura, siderurgia, construção e farmoquímicos; produtos florestais e minerais; bens de consumo (alimentos, bebidas e têxtil) e bens duráveis (automobilístico e eletrônico).
Agricultura: Destaca-se no cultivo do arroz, sendo os maiores produtores da América Latina, atualmente conta com área de plantio deaproximadamente 90.000 HA.


FRAQUEZAS:
PROSTITUIÇÃO: A movimentação de caminhoneiros alimenta a prostituição infantil em Uruguaiana, na fronteira do rio grande do sul com argentina. A cidade gaúcha é aponta pela ONU como um polo de exploração sexual de crianças. Meninas chegam a ser oferecidas por um real.

TRAFICO: Segundo levantamento do governo federal aponta a BR-290, em Uruguaiana, como pontovulnerável do país. E o fato de ser fronteira facilita infelizmente o trafico de drogas, armas e inclusive como já visto há algum tempo atrás inclusive o trafico de órgãos.

BUROCRACIA NO PORTO SECO: Apesar da evolução no processo e eliminação de barreiras burocráticas ainda existem longas filas e espera para os caminhões cruzarem a fronteira do Brasil para a Argentina e vice-versa.
Todos osdias, imensas filas de caminhões são formadas na entrada do maior porto seco da América Latina, como é denominado o terminal de cargas da Eadi Sul Ltda., em Uruguaiana/ RS – fronteira com a Argentina –, onde são executados todos os serviços aduaneiros a cargo da Secretaria da Receita Federal, inclusive os de processamento de despacho aduaneiro de importação e de exportação (conferência edesembaraço aduaneiros). As filas demonstram que nestes 16 anos de existência do MERCOSUL (Mercado Comum do Sul), completados em março, ainda existe muita burocracia emperrando a integração comercial dos países membros.

OPORTUNIDADES
INVESTIMENTO EM UMA ESCOLA AGRICOLA: Uruguaiana vive e se mantem basicamente da área rural seja ela na agricultura ou na pecuária, mas não existe na cidade um curso...
tracking img