Matriz energética brasileira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (576 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE SANTO AGOSTINHO - FSA
GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
DISCIPLINA: ELETROTÉCNICA
PROFESSOR: MERCURY LEITÃO

SAMARA DE ARAGÃO COSTA FREITAS

MATRIZ ENERGÉTICA BRASILEIRATERESINA – PIAUÍ
FEVEREIRO / 2011
SAMARA DE ARAGÃO COSTA FREITAS


MATRIZ ENERGÉTICA BRASILEIRA



Estudo de casorealizado na disciplina Eletrotécnica do curso de Engenharia de produção da Faculdade Santo Agostinho. Orientação: professor Mercury Leitão.

TERESINA – PIAUÍ
FEVEREIRO / 2011

MATRIZ ENERGÉTICABRASILEIRA

O Brasil possui a matriz energética mais renovável do mundo industrializado com 45,3% de sua produção proveniente de fontes como recursos hídricos, biomassa e etanol, além das energiaseólica e solar. As usinas hidrelétricas são responsáveis pela geração de mais de 75% da eletricidade do país sendo que a matriz energética mundial é composta por 13% de fontes renováveis no caso depaíses industrializados, caindo para 6% entre as nações em desenvolvimento.
A matriz energética brasileira e composta de 53,6% não renováveis entre elas 36,7% petróleo e derivados, 9,3% gás natural,6,2% carvão mineral e derivados e 1,4% de urânio e derivados. Compondo os 46,4% de energia renovável tem-se produtos derivados da cana de açúcar, 12,5% de lenha e carvão vegetal, 14,7% energiahidrelétrica.
A matriz energética do Piauí e composta de energia hidrelétrica através da Usina de Boa Esperança com 237 MW de potência instalada e aguarda a construção de outras cinco usinas nos próximos anosde energia eólica que é constituída de aerogeradores. Geram normalmente potenciais de energia bem maiores que os de energia solar. As características de sazonalidade e freqüência dos ventos têmimplicações tecnológicas muito fortes no aproveitamento energético , energia solar que utiliza o aproveitamento do efeito fotovoltaico, gerando diretamente eletricidade a partir da incidência...
tracking img