Matriz de relações

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1347 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

Universidade do Estado de Santa Catarina/Centro de Ciências Tecnológicas – UDESC/CCT

Curso: Engenharia Mecânica

Matrizes de Relação

Alunos: Natália C. Barcelos Rodrigues

Rodrigo da Cruz

Taciane Lais Urio

QUALIDADE – Prof.: André Olah

Joinville – SC

Novembro/2011

Sumário
Introdução 2
1.Conceito 2
1.1. Histórico 2
1.2. Definição 2
1.3. Aplicações 3
2. Tipos de matrizes de relação 4
2.1. Matriz de relação tipo “L”’ 4
2.2. Matriz de relação tipo ‘’T’’ 4
2.3. Matriz de relação tipo ‘’Y’’ 5
2.4. Matriz de relação tipo ‘’X’’ 5
2.5. Casa da qualidade 6
3. Exemplos 7
3.1. Matriz tipo “L” 7
3.2. Matriz tipo“T” 8
3.3. Matriz tipo “X” 9
3.4. Matriz tipo “Y” 10
Conclusão 10
Bibliografia 11

Introdução

“As sete ferramentas da qualidade são sistemas e métodos de documentação usados para alcançar o sucesso do projeto pela identificação de objetos e etapas intermediárias nos mínimos detalhes”. Entre elas a matriz de relação, tema deste trabalho.

Amatriz de relação é uma ferramenta que auxilia na criação de relação de causa-e-efeito, organiza e sintetiza informações mostrando pontos críticos através de uma análise multidimensional e acompanhamento da implantação das atividades.

Conceito

1 Histórico

Nos anos 70, no Japão, começaram a ser desenvolvidas novas ferramentas da qualidade no intuito de auxiliar na gestãoda mesma. Sete novas ferramentas foram criadas, são elas: diagrama de afinidades, diagrama de relações, diagrama em árvore, matriz de priorização, matriz de relação (tema abordado neste trabalho), diagrama de PDPC e diagrama de atividades.

Essa “nova era da qualidade” chamada assim pele especialista japonês ShigeruMizuno tinha um enfoque organizacional com ênfase na política de recursoshumanos e no relacionamento intra e inter-empresas.

2 Definição

Matriz de relação é uma ferramenta que organiza informações e suas inter-relações. Explora, utilizando formas de combinações distintas, possíveis relações entre as variáveis envolvidas na solução de um problema. Essas relações podem ter no mínimo doise no máximo quatro fatores.

Um exemplo de matriz de relaçãocorriqueiro em sala de aula é o cronograma de aula (Figura 1). Nele tem-se a relação de dois fatores principais e mais dois secundários. Os dois principais é o assunto a ser ministrado em relação à data de realização, os secundários é se a equipe responsável entregou os trabalhos e qual equipe é responsável pelo trabalho.

[pic]

Figura 1 - Cronograma de aula.

3 AplicaçõesExistem basicamente duas formas de aplicação de matriz de relação. Ela pode ser para fins organizacionais, em que se têm grandes quantidades de dados e precisa-se identificar e avaliar as relações existentes entre eles. Como o exemplo mostrado na figura 1 ou ainda, em programa de treinamento de uma empresa para definir quem vai fazer qual curso ou distribuição de tarefas em um projeto, entreoutros.

O outro aspecto em que se pode aplicar a matriz de relação é para ajudar no estudo e avaliação dos pontos problemáticos, buscando entender a interação entre eles. Arepresentação gráfica em matriz permite uma compreensão rápida e clara da “rede de relacionamentos” dos diversos conjuntos de variáveis envolvidas na solução de um problema. As relações são classificadas em: forte, média,fraca ou inexistente. É tipicamente utilizada na casa da qualidade em que se precisam transformar requisitos dos clientes em requisitos de projeto; análise de processos produtivos quando os fatores intervenientes são complexos; Explorar o potencial de aplicação entre tecnologia disponível e as matérias primas existentes entre muitos outros casos.

Tipos de matrizes de relação...
tracking img