Matriz bcg

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2568 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Matriz BCG

Para melhor estudo podemos nos remeter a Daft (2005).

Para se começar um negócio deve-se analisar uma estratégia que envolva toda a organização de estratégia de portfólio, que visa sinergia (quando uma área de negócios influencia positivamente a outra) e combinação às unidades estratégicas de negócios. A maneira útil de pensar sobre estratégia de portfólio é a matriz BCG.A Matriz BCG denominada Matriz Crescimento-Participação foi criada em meados dos anos 60 por Alan J. Zakon, executivo da empresa de consultoria em Planejamento Estratégico, Boston Consulting Group (BCG), e por Willian W. Wommack, da Mead Corporation, empresa do ramo de papel.
A Matriz foi criada para administrar a carteira de produtos (portfólio de produtos) e tem sido utilizada, commais frequência, na criação de políticas de investimento e administração de caixa em empresas que comercializam diversos produtos.
Os gestores devem preocupar-se sobre como alocar recursos entre os produtos oferecidos. Para atender a este desafio, a Boston Consulting Group desenvolveu uma moldura conceitual que facilita o entendimento e prioriza o portfólio de produtos, criando a Matriz deCrescimento/Participação, conhecida como Matriz BCG.
Para Dias (2003), “as Unidades Estratégicas de Negócios (UENs) são unidades de negócio-chave nas empresas de diversos ramos e corresponde a uma divisão, uma linha de produtos ou simplesmente um produto.” Normalmente, uma empresa define seus negócios em termos de produtos como refrigeradores, televisores, camas entre outros.
Kotler (2000)salienta que, “para planejar a condução dos produtos em uma empresa, deve-se identificar as unidades estratégicas de negócios e o desenvolvimento de estratégias separadas para alocação adequada de recursos às mesmas.” “Cada UEN tem a sua própria missão, e é planejada independentemente de outras unidades da organização” (BOONE; KURTZ, 1998 p.124).
Enquanto uma empresa de pequeno porte só pode oferecerpoucos produtos e serviços a seus clientes, uma organização maior frequentemente produz e comercializa inúmeros produtos e serviços para os mais diversos mercados.
Para identificar precisamente esses inúmeros produtos e serviços deve-se utilizar o conceito de Unidades Estratégicas de Negócio, ou seja, identificar os pontos em que a empresa se supera e os pontos em que a empresa possuidificuldades. Sendo assim, Cobra (1992) enfatiza que “as unidades estratégicas de negócios capacitam a gerência da companhia a responder mais efetivamente a mudanças na demanda”.
“As combinações entre alta ou baixa taxa de crescimento com alta ou baixa participação no mercado formam quatro quadrantes que classificam o portfólio,” conforme a figura abaixo. (Porter, 1986)


A Matriz é utilizada paraadministrar carteira de produtos (portfólio de produtos) e tem sido utilizada, com mais frequência, na criação de políticas de investimento e administração de caixa em empresas que comercializam diversos produtos.
De acordo com Ambrósio e Ambrósio (2005), o conceito essencial que apóia a Matriz BCG é a Curva de Experiência, a qual aponta que, para cada duplicação da produção acumulada, os custosunitários decorrentes do aumento do valor adicionado cairão em uma porcentagem fixa, tipicamente em 20%. No entendimento do autor, os produtos que apresentam elevada participação relativa no mercado deveriam apresentar, em relação aos seus concorrentes, vantagem em termos de custo. Ver tabela 1.

Tabela 1 – Participação Relativa x Custo Relativo

Participação relativa no mercado | 4X | 2X | 1X| 0,5X 0 | 0,25X |
Custo relativo | 64% | 80% | 100% | 120% | 165% |
Fonte: Cooper, Cary L.; Argyris, Chris (2003). Dicionário Enciclopédico de Administração.

Conforme Kotler (2000), “a Matriz BCG, Matriz Crescimento-Participação é uma ferramenta analítica que visa classificar os produtos de uma determinada empresa, de acordo com o seu potencial.” Assim, a Matriz BCG permite à...
tracking img