Matriz afro e tupi

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (336 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1- De acordo com os vídeos que apresentam as características dos três povos que são a base de nosso povo, explique o significado do MITO DAS TRÊS RAÇAS no Brasil, fazendo uma crítica, a favore/ou contra esse conceito.
R:
Tupi: A Matriz tupi já sabia fazer suas redes, esteiras, armas, seprar as coisas de seu dia-a-dia, como o que poderia servir de alimento ou não, as plantas(ervas eetc) que serviriam para medicina, culinaria ou não, sabiam separar plantas venenosas para não utilizarem em meios medicinais ou culinários.
Assim como seus métodos de colheita e de plantio, osIndios viviam em uma realidade acordada e uma realidade dos sonhos, onde cada ação, objeto ou ser vivo tinha seu espirito, o plantio tinha seu espirito, o parto tinha seu espirito, as aves tinhamseus espiritos e etc.
Alem de criarem técnicas para sobrevivermos como muitas citadas, temos as técnicas de locomoção para os longas distâncias entre os territórios utilizando as canoas, e o hábitode higiêne como banho utilizando a água.
--
Afro: Os africanos tiveram grande importância para o Brasil, pode-se dizer que o Brasil tem tanto de base indígena, quanto tem de base negra, ouseja, os africanos. Bem antes da chegada dos Europeus na áfrica, eles já se ordenavam em estados, conheciam o comércio, a moeda e a escravidão, ou seja, praticamente tudo necessário para a formação deum país ou pelo menos grande parte.
Dominavam a metalurgia e atribuíam um deus pra isso, que seria Ogum, deus do ferro e da tecnologia, como eles faziam para quase tudo, os africanos se baseiamem religião.
O desenvolvimento das artes africanas se concentram em 4 pilares: A pessoa, a comunidade, a natureza e a criação.
Para o Brasil, os negros vêm a ser o componente mais criativo dacultura brasileira e pode-se afirmar que os africanos investiram tanto na aventura da criação do Brasil, que eles, são nós, pois tudo trás rastro deles, tudo teve influência direta deles.
--
tracking img