Matrix

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1258 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Ética e Bases Humanas

Novo Ponto de Vista Acerca do Filme “Matrix”

Kaique D. Rodrigues
Nathalia Olveira
Renan Ternicelli
Tiago Bueno
Victor Sperli
Guilherme


Resumo

Este trabalho consiste no desenvolvimento de uma retórica tendo como centro o filme Matrix (1999) e conceitos filosóficos acerca do Existencialismo e outras correntes. A abordagem do filme Matrix nosleva a uma comparação com o filósofo grego Sócrates e a aplicação de perguntas e elaboração de respostas que determinam ligações com a tênue linha entre a realidade e fantasia. Sabe-se que muitas correntes de pensamento abordam a Existência do ser humano e suas implicações com a realidade.
O filme gera aos telespectadores muitas perguntas. E se tudo o que você acreditava até agora não é real?E se tudo o que você sabe é mentira? O protagonista se vê cercado em uma trama onde ele é a chave para a libertação da humanidade de um inimigo que ninguém vê.
É necessário entender as correntes filosóficas para entender profundamente o enredo do filme. No trabalho utilizamos de ferramentas e pensamentos para a explicação da obra dos irmãos Wachowsky e, gerando assim, questionamentos internosque podem levar às respostas.

1. O Filme Matrix

A obra dirigida por Andy e Lana Wachowsky retrata um jovem programador de softwares de nome Thomas Anderson e também conhecido secretamente por Neo, que vive em um cubículo escuro e é atormentado constantemente por pesadelos em que ele está conectado por cabos em um enorme sistema de computadores do futuro. Thomas fica preocupado com estespesadelos na medida em que estes se tornam mais frequentes e começa a questionar o real. Quando conhece os misteriosos Morpheu e Trinity, Thomas descobre que a fantasia dos seus pesadelos está muito próxima da verdadeira realidade quando vê a Matrix – uma imensa e complexa rede de computadores que está conectada a toda a humanidade.

2. Perguntas

2.1. Implica em que o “conheça-te a ti mesmo”?Neo duvida muito do mundo que o cerca. Sempre questionando o que separa seus pesadelos da verdadeira realidade. Quando Neo se encontra com Morpheus e Trinity torna-se claro que ele realmente não só não conhecia o mundo como é, mas sua vida inteira havia sido uma farsa, pois fora concebido em processos industriais para servir de fonte de energia a gigante Matrix. No primeiro momento da descoberta,Neo não consegue aceitar o verdadeiro fato imediatamente, mas se torna evidente á medida em que tudo começa a fazer sentido. Quando Neo visita o Oráculo de Matrix, ele vê a inscrição em latim de “Conhece-te a ti mesmo” que é a chave para compreender a profecia. O princípio de “Conhece-te a ti mesmo” reflete em nossa forma de ver o mundo o tempo todo. O que vemos, ouvimos e sentimos nada mais é doque a captação desses elementos pelos nossos sentidos. Uma rosa vermelha é todas as cores, menos vermelha. O que acontece é que ela absorve as outras cores e reflete para nós o vermelho. Além disso, tudo o que é captado pelos sentidos é interpretado pela programação do nosso cérebro, assim como na Matrix. Este programa foi criado pela ordem natural da evolução humana e por nossas própriasinterpretações culturais, morais, éticas e filosóficas.

2.2. Qual o paralelo entre Neo e Sócrates?

Existem muitas semelhanças entre personagem Neo do filme Matrix e o filósofo grego Sócrates.
Sócrates, assim como Neo, questionava a realidade sempre. Tinha o hábito de fazer perguntas diretas aos seus concidadãos. Perguntas diretas e simples e com respostas elusivas.
Sócrates também visitou o Oráculo(Delphos) e assim como Neo, Sócrates renega o fato de que sua vida está predestinada. Como ele demonstra em seu julgamento. A sacerdotisa de Apolo diz que ele é o home mais sábio e Sócrates nega, dizendo que não tem nenhuma sabedoria, grande ou pequena. Quando Neo visita o Oráculo no coração de Matrix, a mulher que representa Delphos faz perguntas que sugerem que ele seja o Escolhido pra...
tracking img