Matrix e o mito das cavernas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1262 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
3. Preceitos filosóficos do filme

3.1 Implica em que o “conheça-te a ti mesmo”?

Em latim, “nosce te ipsum”, a frase “conheça-te a ti mesmo” é empregada tanto no filme Matrix como na mitologia grega. No filme ela quer transmitir a Neo que somente ele poderá saber se é ou não aquele que irá salvar o mundo do poder da Matrix e, somente conhecendo a si mesmo saberá a resposta.
Na Gréciaantiga, havia um santuário dedicado ao deus Apolo onde as pessoas iam buscar o conhecimento do presente e futuro. Lá, no portal de entrada havia escrito “conheça-te a ti mesmo” que era conhecido como o principal oráculo de Apolo. No filme Matrix, a mesma frase está na porta de entrada da casa do oráculo.
Sócrates era conhecido como um sábio e para entender o porquê disso, buscou a esse oráculo. Paraele, conhecer-se era o primeiro ponto para ter uma vida equilibrada e, a partir desse oráculo foi desenvolvida uma espécie de busca não só do auto-conhecimento, mas também do conhecimento do mundo e da verdade.
As histórias se relacionam, pois ambos acreditavam que deviam conhecer-se primeiro para, assim, conseguir desvendar os mistérios do mundo em que viviam e ajudar as outras pessoas aencontrar a realidade.
Logo, você mesmo deve se conhecer. Somente você pode saber quem realmente é e do que é capaz. No caso de Sócrates e Neo, o oráculo não tinha resposta se um era o escolhido e o outro sábio, pois a resposta estava dentro de cada um deles, e apenas eles poderiam saber.

3.2 Qual o paralelo entre Neo e Sócrates?

Ambos foram escolhidos por “espíritos” que os fizeram desconfiardaquilo que acreditavam ser real; foram consultar um oráculo e receberam a mensagem “conheça-te a ti mesmo”; a trajetória de Neo até o combate final com a Matrix que se relaciona com a obra “O mito da caverna” escrita por Sócrates. Pois as duas histórias mostram personagens que não conhecem a realidade por estar em um mundo que acreditam ser real.
Além disso, os combates de Neo e Sócrates eraminternos (por meio da mente e do pensamento). Sendo assim, Sócrates usava a razão para questionar sobre tudo e abrir os olhos daqueles que acreditavam que sabiam o que determinados termos significavam. A batalha de Neo também era interna, pois o mundo real é controlado por computadores e softwares, que por sua vez são controlados pela mente.

3.3 Qual a importância de Neo, Morfeu e Matrix?

- Neo:significa “novo” ou “renovado”, pode ser também um anagrama de ONE que significa “escolhido”.
Sua importância no filme é acabar com a escravidão, a prisão da mente que a Matrix impôs. Ele foi escolhido para libertar a humanidade de um mundo que acreditam ser o real. Descendente do “criador” da Matrix, aquele que podia libertar qualquer um a qualquer momento da prisão da Matrix.
- Morfeu: Namitologia grega, Morfeu era o filho do sono e da noite. Tem o poder de voar e quando voa sobre um ser humano e toca-o com uma papoula vermelha dá a ele o poder de sonhar e aparece em seu sonho em forma humana.
No filme, Morfeu oferece a Neo duas pílulas: uma vermelha e outra azul. Quando
É ele quem, através do sonho, se comunica com Neo e faz com que ele chegue até o oráculo. Ele é uma espéciede instrutor e guia para Neo. Como o próprio diz no filme, é ele quem mostra as portas à Neo. Morfeu é o comandante e suas decisões são sempre acatadas, pois conhece muito sobre a Matrix e como ela funciona.
- Matrix: Do latim, deriva de mater, que significa mãe, designando o útero. Possui também outros significados como: molde de uma peça, circuito de codificadores das cores e sons nas imagensde TV.
No filme ela tem todos esses sentidos, pois é ao mesmo tempo um útero universal onde estão todos os seres humanos que acreditam estar vivendo na realidade e a vida imaginária seria forjada pelo circuito de codificadores e decodificadores de cores e sons. “Matrix é o mundo que se apresenta aos seus olhos para que não veja a verdade. A verdade? É que é uma prisão para a mente” Logo, ela...
tracking img