Matrix e Filosifia

617 palavras 3 páginas
Matrix e a filosofia

No filme Matrix, a busca por uma verdade absoluta é o tema tendo como estrutura fundamentos filosóficos que tem inspiração nos pensamentos de Sócrates e Platão.
É possível identificar no personagem Neo vários aspectos de Sócrates. A comparação pode ser observada pela inconsciente busca e questionamento de Neo sobre o mundo em que vive. Ele, de alguma forma, sente-se incomodado com a realidade que pensa conhecer e anseia saber o que significa a Matrix. Assim como Sócrates, buscava a essência das coisas e a busca pela verdade absoluta. Ao conversar com Morfeu, decide tomar a pílula vermelha que esclareceria suas dúvidas sobre o mundo. Para isso também precisou abandonar ideias sobre coisas pré-concebidas, como na cena em que o garotinho lhe diz que ele pode mover a colher, porque na verdade a colher não existe, isso pode ser comparado ao que Sócrates dizia sobre a sabedoria, que consiste primeiro no reconhecimento da própria ignorância, afinal, as aparências podem enganar.
Podem ser encontradas algumas frases de Sócrates no filme, uma delas efetivamente faz parte da cena, quando Neo encontra com o Oráculo e ela aponta para a frase ¨Conheça a ti mesmo¨. Mostrando que ele só saberá se é ou não aquele quem salvará o mundo da Matrix quando conhecer a si mesmo. Sócrates foi considerado o mais sábio de todos os homens, assim como Neo foi o Escolhido, mas ele não acreditava que pudesse ter todo esse poder, assim como Sócrates negava a sua sabedoria dizendo ¨só sei que nada sei¨.
Outro pensamento de Sócrates que norteia Matrix é ¨A virtude é ciência e o vício é ignorância.Sócrates dizia que é preciso refutar a ignorância. As pessoas que vivem em Matrix estão viciadas naquele mundo e acostumadas com aquela realidade, sem se preocupar em questionar a realidade sobre as coisas.
Platão elaborou um modelo para explicar a realidade a partir da separação de dois mundos, o mundo sensível (o mundo de aparências, palpável, sentidos) , e o mundo inteligível

Relacionados