MATINHA DA PUC2 pdf

977 palavras 4 páginas
19

Anexo 2
MATINHA DA PUC
EXERCÍCIOS LIVRES DE PENSAR DESTINOS POSSÍVEIS
Eleger
nossas finalidades implica integrá-las profundamente em nossos espíritos e almas, jamais esquecê-las, jamais renunciar a elas, mesmo se perdermos a esperança de constatar sua realização.
(Edgar Morin, in A ética do sujeito responsável)

INTRODUÇÃO
Entre o material pesquisado sobre a Matinha da PUC um único estudo aborda a postura dos moradores do entorno, alunos, autoridades institucionais e professores de alguns cursos (Ciências Biológicas, Arquitetura, Engenharia
Civil). Pela importância de conhecer o que as pessoas percebem e reivindicam para a área seguem-se abaixo alguns apontamentos a partir do estudo da percepção ambiental para o plano de manejo da matinha:
APONTAMENTOS A PARTIR DO ESTUDO DE PERCEPÇÃO AMBIENTAL
PARA O PLANO DE MANEJO DA MATINHA EXTRAÍDO DE
Práxis projetos e consultorias ltda, 1999

IMPORTÂNCIA DA MATA NA REGIÃO
Os depoimentos colhidos entre os moradores do entorno e pessoas reunidas como público interno da PUC (pesquisadores, professores e alunos) registram grande valor afetivo e científico para a mata:
-ela é muito preciosa;
-muito bonita, muito boa, verde. Tem passarinhos e pequenos animais. A gente gosta muito, (...) acompanhou ela crescer. (...) uma beleza, uma mata que está praticamente no centro da cidade (...)
Ela cresceu muito vem se adensando, o volume de árvores aumentou bastante desde a instalação da PUC:
- é tanto que aqui perto de casa, desse lado aqui, era um mato rasteiro (...) a gente tinha visão do lado de lá, porque as árvores eram poucas. Agora a mata está fechada, cresceu muito, tem árvores que nós acompanhamos ela crescer”.
Para além do aspecto estético, também assinalado, a existência da mata no bairro é considerada fantástica, proporciona melhora na qualidade do ar, deixa mais fresco. E mata em área urbana é cada vez mais raro, tem cada vez mais valor. Na região a PUC é considerada pelos entrevistados como :
‘grande referencial , marcou a

Relacionados