Mateus placco

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2539 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Vivo S.A é uma operadora brasileira de telefonia movel, fixa, internet banda larga e TV por assinatura. Formada em 2003 pela fusão de antigas companhias estatais de celular existente no Brasil e fundada como uma parceria entre a Portugal Telecom e a espanhola Telefonica, a qual comanda a empresa após a compra das ações da Portugal Telecom em junho de 2010. Possui mais de 70 milhões de clientesem todo o Brasil, o que a coloca como a maior operado de telefonia brasileira.
Porém em 2012 perdeu números significativos de clientes para seu principais concorrentes, TIM e Claro. Segundo pesquisas feitas pela Folha de Sao Paulo e com dados recolhidos pela ANATEL ( Agencia Nacional de Telecomunicações), a operadora TIM ganhou quase 1,7 milhão de clientes a mais que a Vivo no ano passado ediminuiu a diferença entre as concorrentes. Do mesmo modo, a Claro e Oi também conquistaram milhões de novos usuários no ano passado, mas a participação de mercado de ambas pouco se alterou.
A TIM conquistou 6,3 milhões de novos clientes contra 4,6 milhões da líder, e a diferença caiu 1,7 milhões. Cerca de 70,3 milhões de usuários TIM contra 76,1 milhões da Vivo. A Claro ganhou 4,9 milhões deusuários , porém sua participação no "market share" da telefonia móvel ficou praticamente estável em 24,9%.
No mercado de telefonia, o Brasil fechou o ano passado com quase 262 milhões de linhas ativas na telefonia móvel, segundo dados divulgados pela Anatel, um crescimento de 19,5 milhões de novas habilitações em relação a 2011. Entre dados, a TIM conquistou quase um terço das novas habilitações em2012 (32% do total), contra 25% da Claro, e 23% da Vivo.

A Vivo possui 28, 78% do marketing share das operadoras brasileiras e tem como posicionamento de mercado estimular diálogos, aproximar pessoas e ampliar possibilidades para estarem sempre conectadas. A vivo acredita que conectados vive-se melhor e por isso motiva-se a oferecer diferentes tipos de conexões com qualidade; seja pelotelefone fixo, celular, internet ou televisão.

A marca, que tem, como principais concorrentes a TIM (Telecom Italia Mobile), Claro, OI e Nextel, nao se caracteriza por ser uma marca jovem, assim como as concorrentes, que focam seus serviços para esse publico; mas sim dinâmica e que possui um sinal de alta qualidade, afetando clientes que , embora sejam homens e mulheres, jovens e adultos de 25 a 50anos, possuem um perfil mais maduro e que precisam trabalhar e estar conectados o tempo todo.

A Vivo, assim como suas concorrentes, trabalham com diversos tipos de plataformas para poder se comunicar com seus clientes. Uma dessas maneiras é através da utilização de um site, que tem como serviço principal promover institucionalmente a marca, e dar assistências e informações aos antigos enovos clientes. E também estimular a compra de novos aparelhos e serviços através da Loja Online.

No caso, o site da VIVO encontra-se informações precisas sobre a empresa, indo desde o institucional até seus planos, pacotes e preços; tenta responder perguntas frequentes dos usuários e novos clientes. (FOTO 01)





















(paginainicial do site Vivo)



Nele também pode-se conferir o andamento da conta VIVO e efetuar pagamentos e compras de produtos em sua loja online. Em vista disso, o site institucional da VIVO é importante para a empresa, pois é uma plataforma de comunicação e manutenção de seus clientes; é uma poderosa arma para manter os seus clientes conectados, palavra chave no posicionamento da empresa.Além disso, como o próprio slogan da Vivo diz ( Conectados vivemos melhor), o site preza pela conectividade e interatividade, por isso sua relevância para fortalecer o posicionamento de mercado da empresa. Ele amplia os serviços da marca e atua da mesma forma de uma loja física. Nele os clientes podem fazer tudo o que uma loja física oferece, seguindo os moldes e valores da marca; garantindo...
tracking img