maternales

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1779 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de dezembro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Abordagem da Linguagem Maternalês
Fala dirigida às Crianças

Deoclecio dos Santos ¹
Gerfeson Sousa de Figueredo²

RESUMO: O maternalês é uma linguagem especifica na fase do desenvolvimento do bebê, ocorre no período de 0 a 2 anos de idade onde a interação e a troca de diálogo e afetos tem grande importância para o aprendizado. Nesse período todas as memórias que foram armazenadas eorganizadas pela criança, permitira que a mesma possa construir seu repertorio lingüístico. Para alguns estudiosos, essa fase é fase da descoberta, da revelação das coisas, do mundo, dos desafios e da aprendizagem.
Palavra Chave: Maternalês, Linguagem, Afeto, Aprendizagem.
Keys – Word: Maternalês, Language, Affect, Learning

¹Analista de Recursos Humanos da Empreendere RH, Graduando em Psicologiano Centro Universitário Estácio do Ceará.
²Colaborador na Stock Tech, Graduando em Psicologia no Centro Universitário Estácio do Ceará.
Fortaleza, 05 de Dezembro de 2013
ABSTRACT: The maternalês is a specific stage in the development of the baby, language occurs within 0-2 years old where interaction and exchange of dialogue and emotions is very important for learning. During this period allthe memories that were stored and organized for the child, allowed that it can build their linguistic repertoire. For some scholars, this phase is the discovery phase, the revelation of the things of the world, the challenges and learning.

1 INTRODUÇÃO
Esta pesquisa teve como principal objetivo, registrar a interação entre mãe-filho, durante o banho, comparando a linguagem como maternalês.Esta linguagem é especifica nessa fase do desenvolvimento do bebê, ela ocorre no período de 0 a 2 anos de idade, onde a interação e a troca tem grande importância para o seu aprendizado, pois as memórias que serão registradas permitirão ao bebê construir o seu repertorio lingüístico.
Inúmeros autores pesquisaram e estudaram esta fase do desenvolvimento do bebê, e entre eles divergiram em diversassituações, mas nenhum negativamente.

2 METODOLOGIA
Este trabalho Fo realizado com uma mãe a qual chamamos aqui de (Rebeca Sousa), seu filho que chamamos de (Gustavo Sousa) de cinco (5) meses de idade. A observação das interações foi realizada na residência dos participantes, por meio de sessão de filmagem, em situação que é registrado a interação entre mãe-filho durante o banho do bebê. Essaobservação possibilitou o registro da interação entre mãe-bebê de forma espontânea e natural num momento de afetividade favorecendo, assim, a observação das interações mais semelhantes às que ocorrem no cotidiano. O principal foco da observação foi o estabelecimento de vínculos afetivos, bem como a relação entre mãe-filho. Outro dado importante a ser observado é a toca de olhares e gestos decarinho entre mãe-filho e a atenção voltada para a fala da mãe. As sessões de filmagens tiveram duração de 02:00 minutos. Toda a amostragem foi filmada pelo estudante e pesquisador Gerfeson Sousa de Figueredo e observada pelo estudante e pesquisador Deoclecio dos Santos.

3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
De acordo com Dadalto e Goldfeld (2006), suas pesquisas e estudos não apontam positivamente aimportância do maternalês na aprendizagem e no desenvolvimento da linguagem, contudo quando passamos para uma visão mais interacionista, este papel torna-se importantíssimo para aquisição da fala e das suas relações de afeto entre mãe-filho.
Partindo deste principio e compreendendo melhor essa condição, nos permite pensar em outras possibilidades de aquisição da linguagem.
O maternalês como forma deinteração permite importantes trocas afetivas para o desenvolvimento da criança. Nessa relação de carinho e interação percebemos como a mãe facilita o desenvolvimento da fala do bebê e a continuidade no diálogo, estabelecendo uma comunicação. Ou seja, o maternalês apresenta características paralinguinsticas que demonstram estados emocional acolhedor para que a criança se sinta envolvida com a fala...
tracking img