Materiasi didáticos escolha e uso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1149 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CURSO DE LETRAS PORTUGUÊS/INGLÊS A DISTÂNCIA
DISCIPLINA: AVALIAÇÃO E PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS
PROFESSORA: ANA CRISTINA FARIAS
TUTORA: ANA CLÁUDIA LIMA

Materiais Didáticos:
escolha e uso

MÍRIAM LIMA DE JESUS

Salvador
2011

MÍRIAM LIMA DE JESUS

AVALIAÇÃO E PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS

Atividade sobre Materiais didáticos: escolha e uso, para cumprimento da disciplinade Avaliação e produção de materiais didáticos, do curso de Letras 6º semestre, solicitado pela professora Ana Cristina Farias.

Salvador
2011
INTRODUÇÃO
A pesquisa teve como objetivo responder a questionamentos e anseios sobre a escolha e uso de materiais didáticos pelos professores da educação básica. O material didático-pedagógico é o componente essencial ao processo deensino-aprendizagem dos alunos.

APÓS A LEITURA DO TEXTO, VOCÊ DEVE RESPONDER ÀS PERGUNTAS ABAIXO:

De acordo com Rojo, como ocorreu a ascensão do livro didático? [1,0]
Segundo Clare (2002, s/p), a situação começa a se transformar ainda na década de 60, quando se firma o processo de democratização de acesso da população a escola, em consequência de um novo modelo econômico. Trata-se de novas condiçõessociopolíticas. Com a ditadura militar, a partir de 1964, passa-se a buscar o desenvolvimento do capitalismo, mediante expansão industrial. A proposta educacional, agora, passa a ser condizente com a expectativa de se atribuir a escola o papel de fornecer recursos humanos, que permitam ao Governo realizar a pretendida expansão industrial.
Com a mudança de perfil do alunado, sobretudo no que diz respeitoao perfil socioeconômico, o livro deixa de estar na casa do aluno e passa a se sediar na escola. Por outro lado, os Programas nacionais de distribuição do livro incrementam seu alcance, de maneira a poder prover, progressivamente, um número cada vez maior de escolas e de estudantes com os acervos necessários.

Como a autora explica a heterogeneidade social e linguística na sala de aula? [1,5] Coma ampliação do acesso da população a escola publica, muda o perfil não somente econômico, mas também cultural, tanto do alunado como do professorado. Não e mais uma escola publica destinada apenas aos filhos das elites, mas as camadas populares passam a ter assento nas salas de aula. O novo perfil cultural do alunado acarreta heterogeneidade nos letramentos, nos falares dos alunos. Os esforçosdas escolas em adequarem-se a nova realidade tem impactos visíveis na
qualidade do ensino e no perfil do livro escolar.
Quais os significados das siglas PNLD, PNLEM, PNBE e quais as suas atribuições? [3,0]
• PNLD: Programa Nacional de Livros Didáticos.
Seus objetivos básicos são a aquisição e a distribuição, universal e gratuita, de livros didáticos para os alunos das escolas publicas doEnsino Fundamental brasileiro. Embora tenha sido criado em 1985, suas características se alteraram a partir de 1996. Suas principais finalidades, hoje, são a avaliação, a aquisição e a distribuição universal e gratuita de livros didáticos para o Ensino Fundamental publico brasileiro.

• PNLEM: Programa Nacional de Livro Didático Para o Ensino Médio.
O Programa Nacional do Livro para o EnsinoMédio tem por objetivo prover as escolas do ensino médio das redes públicas estaduais, municipais e do Distrito Federal de livros e outros materiais didáticos de qualidade, para uso dos alunos e professores, abrangendo os componentes curriculares para essa etapa da Educação Básica.

• PNBE: Trata-se do Programa Nacional da Biblioteca na Escola, por meio do qual se adquirem e se distribuem livrosparadidáticos, de literatura e obras de referencia, para os alunos, professores e para bibliotecas escolares da rede publica de Ensino Fundamental.

Quais concepções de livro didático aparecem no texto de Rojo? [1,5]
Os manuais ou livros didáticos são “utilitários da sala de aula”, ou seja, obras produzidas com o objetivo de auxiliar no ensino de uma determinada disciplina, que favorecem...
tracking img