Materias-primas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1222 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PROCESSOS FINANCEIROS E ORÇAMENTÁRIOS
LEANDRO PEREIRA






PLANEJAMENTO E CONTROLE DA UTILIZAÇÃO E DAS COMPRAS DE MATÉRIAS-PRIMAS
(RESUMO)







AMANDA MARTINS N° 04
JAQUELINE DE JESUS N°15
MARIA BETÂNIA ALVES N°17
MARIANA FERRAZ N° 18
3° AN










São Paulo
2012
PLANEJAMENTO E CONTROLE DA UTILIZAÇÃO E DAS COMPRAS DE MATÉRIAS-PRIMAS

Para garantir adisponibilidade de materiais nas quantidades necessárias e no momento desejado e para projetar os custos desses materiais, é essencial que o plano anual de resultados contenha 1. Orçamentos detalhados especificando a quantidade e os custos dos materiais exigidos 2. Um orçamento de compras de matérias-primas. Portanto, o planejamento de matérias-primas compreende os quatro suborçamentos seguintes:Orçamento de matérias-primas: especifica as quantidades de cada matéria-prima necessária para executar a produção planejada.
Orçamento de compras: indicará as quantidades de matérias-primas a serem adquiridas e o custo de cada tipo de material e as datas de entregas exigidas.
Orçamento de estoques de matérias-primas: indica os níveis planejados de estoques de matérias-primas em termos de quantidades ecusto.
Orçamento do custo das matérias-primas consumidas: indica o custo dos materiais planejados para uso no orçamento de matérias-primas.
Ao projetar-se cada um desses orçamentos de matérias, dois objetivos básicos são prioritários no processo de planejamento de resultados:
1. Controle: Os custos e atividades devem ser orçados em termos de responsabilidades (por departamento) e emperíodos curtos.
2. Custeio de produtos: Os custos de matérias-primas são incluídos nos custos de fabricação, portanto devem ser identificados no custo dos produtos acabados.
Em seqüência desses objetivos básicos, dispomos de uma classificação de custos de matérias-primas de acordo com quatro dimensões: por tipo de matéria-prima; por responsabilidade pelo seu consumo; por períodos; e por tipo deprodutos finais. Este fato tende a complicar o processo de preparação de orçamentos de matérias-primas.

ORÇAMENTO DE MATÉRIAS-PRIMAS

As matérias-primas diretas incluem todos os materiais que formam parte integrante do produto final, o custo de delas é normalmente considerado um custo variável, ou seja, varia de acordo com alterações de atividades. Os materiais indiretos são aqueles usados noprocesso de fabricação como (graxa, lubrificantes). O orçamento de matérias-primas trata apenas das quantidades (não custos) das matérias-primas diretas, os materiais indiretos geralmente devem ser incluídos no orçamento de custos indiretos de produção.
Os dados básicos para a preparação do orçamento de matérias-primas diretas são: o volume de atividades planejado, as taxas-padrão de consumo decada tipo de matéria-prima por produto. As taxas de consumo são aplicadas aos dados de produção (fornecidos pelo orçamento de produção) para elaborar o orçamento de matérias-primas.
Essas taxas por unidades podem ser obtidas durante o desenvolvimento original do produto, a partir de engenharia, ou com base registros de consumo e notas de compras de materiais.
Quando um sistema de custeio padrão forutilizado no processo contábil, as taxas-padrão já estarão disponíveis e deverão ser usadas para fins de planejamento e controle de resultados, mas se elas forem consideradas pouco realista, deve-se prever diferenças entre o consumo de materiais e o custo-padrão

OS ORÇAMENTOS DE COMPRAS E ESTOQUES DE MATÉRIAS-PRIMAS

O planejamento cuidadoso das compras pode reduzir os custos em muitasorganizações.
O orçamento de compras específica as quantidades de cada tipo de matéria- prima a ser comprada, as melhores épocas para compras entre outros. Podemos definir que o orçamento de matérias- primas indica tanto quantidades quanto custos.
O orçamento de compras trata do escolanamento das entregas efetivas de matérias- primas em vez do escalonamento das ordens ou promessas de compra. Uma...
tracking img