Materias de engenharia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4703 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
VIDROS
O vidro é uma substância sólida e amorfa que apresenta temperatura de transição vítrea(temperatura que separa o comportamento sólido do comportamento líquido em um sólido amorfo). No dia a dia o termo se refere a um material cerâmico transparente geralmente obtido com o resfriamento de uma massa líquida à base de sílica. De entre os vidros naturais, a obsidiana, pela sua abundânciarelativa, terá sido o mais utilizado.
Alguns vidros podem ser utilizados em temperaturas extremas, enquanto outros só têm utilidade porque se fundem a baixas temperaturas. Algumas peças conservam suas formas mesmo submetidas a mudanças extremas de temperatura como entre o fogo e o gelo, outras podem conduzir ou bloquear a luz. Os vidros podem ter diversos graus de finalidades, eles podem filtrar,conter, transmitir ou resistir às radiações eletromagnéticas pertencentes a quase todas as faixas do espectro.
Os vidros são hoje utilizados em quase todos os aspectos das atividades humanas; em casa, na ciência, na indústria e mesmo em arte, pois eles podem ser ajustados às suas finalidades.
O historiador Caio Plínio II (27-79 D.C.), em sua obra "Historia Natural", atribuiu o descobrimento do vidroa mercadores fenícios que desembarcaram nas costas da Síria e, necessitando de fogo, improvisaram fogões, usando blocos de salitre (trona) sobre a areia.
Passado algum tempo, notaram que do fogo escorria uma substância líquida e brilhante, que se solidificava imediatamente: o vidro. Os Fenícios teriam, então, se dedicados à reprodução daquele fenômeno, chegando à obtenção de materiaisutilizáveis.
No Egito, o mais remoto exemplo de vidro é um fragmento também azul escuro, uma espécie de amuleto, onde está escrito o nome de Antef II, faraó da 11ª Dinastia (2133 - 1991 A.C.).
No Egito, na Mesopotâmia, Síria ou Grécia, a produção de vidro na antiguidade exigia grandes esforços dos artistas e operários, na sua maioria escravos. Os elementos básicos de sua composição - cálcio, cal e abarrilha, potássio - eram basicamente os mesmos de hoje, mas produziam vidro opaco e arenoso.
Os fornos pequenos, o vasilhame de barro, a dificuldade para conseguir altas temperaturas e atingir o grau de fusão necessário dificultavam as tarefas. Com a técnica de fole aplicada ao forno, introduzida no Egito, conseguiu-se aumentar o calor e assim tornar a massa vítrea mais maleável - mas o vidro, até oséc. VI A.C., era produzido em escala reduzida para uso e adorno exclusivo dos nobres.

A descoberta da técnica do sopro (fabricação de vidro oco - garrafas, potes, copos, bulbos, etc.) na Síria e em Alexandria, quando Roma já estendia seu domínio sobre o Oriente Médio, marca um grande momento na história do vidro.
Os vidros são obtidos pela fusão a altas temperaturas de uma mistura de areiasiliciosa, soda(carbonato de sódio) e cal. Em seu processo de fabricação também podem entrar outras substancias, tais como feldspato, boratos, barita, mínio, etc.
Se estes componentes estiverem livres de impurezas, o produto obtido é incolor.A presença natural de óxidos metálicos como cobre, cromo, cobalto, ferro ou manganês dá ao vidro uma cor própria.
As matérias primas que compõem o vidro sãodivididas em:
1-Vitrificantes: são usados para dar maior característica à massa vidrosa e são compostos de anidrito sílico, anidrito bórico e anidrito fosfórico.
2-Fundentes: possuem a finalidade de facilitar a fusão da massa silícea, e são compostos de óxido de sódio e óxido de potássio.
3-Estabilizantes: têm a função de impedir que o vidro composto de silício e álcalis seja solúvel, e são:óxido de cálcio, óxido de magnésio e óxido de zinco.
A maior parte dos vidros encontrados no mercado pertence a uma das categorias abaixo:
Sodo-cálcico(Soda-lime glass)
Abrange quase 90% de todo o vidro produzido e é a mais barata das suas formas. Tem menor resistência a bruscas variações de temperaturas e a compostos químicos corrosivos. Aplicação: Embalagens em geral: garrafas, potes e...
tracking img