Materialismo, empirismo e positivismo

Páginas: 10 (2308 palavras) Publicado: 20 de maio de 2014



PSICOLOGIA
Prof ª: Ana Maria
Alunos
Cláudia Helena Belchior
Mayra Fortes
Monalisa Viana




Materialismo, Empirismo e
Positivismo





RIO DE JANEIRO
2014
O Materialismo

Materialismo é toda concepção filosófica que aponta a matéria como substância primeira e última de qualquer ser, coisa ou fenômeno do universo. Para os materialistas, a única realidade é a matéria emmovimento, que, por sua riqueza e complexidade, pode compor tanto a pedra quanto os extremamente variados reinos animal e vegetal, e produzir efeitos surpreendentes como a luz, o som, a emoção e a consciência. O materialismo contrapõe-se ao idealismo, cujo elemento primordial é a idéia, o pensamento ou o espírito.
No século XIX, houve a efetivação da sociedade burguesa e a implantação docapitalismo industrial. Porém, da crítica a sociedade capitalista destacam-se dois pensadores: Karl Marx e Friedrich Engels. Ambos elaboram uma nova concepção filosófica do mundo, o “materialismo histórico e dialético”, e ao fazerem a crítica da sociedade em que vivem, apresentam propostas para sua transformação: o socialismo científico. Seu método de explicação da sociedade, aplicado à história é o“materialismo histórico e dialético”.

Materialismo dialético
A dialética forneceu a psicologia sua estabilidade e seu significado, o que libertou de ter de optar entre o Materialismo elementar ou o Idealismo. Com o auxilio da dialética a psicologia pode ser simultaneamente uma ciência natural e uma ciência humana, abolindo a divisão entre a consciência e as coisas que o espiritualismo buscou impor aouniverso. A dialética marxista permitiu a psicologia compreender o organismo e seu ambiente em interação constante e foi na dialética que a psicologia encontrou ferramentas para explicar os conflitos nos quais o individualismo tem que evoluir seu comportamento e desenvolver sua personalidade.
Em oposição à metafísica, a dialética não considera a natureza como um conglomerado casual de objetos efenômenos, desligados e isolados uns dos outros e sem nenhuma relação de dependência entre si, mas como um todo articulado e único, no qual os objetos e os fenômenos se acham organicamente vinculados uns aos outros, se interdependem e se condicionam mutuamente.
O método dialético entende que nenhum fenômeno da natureza pode ser compreendido, se focalizado isoladamente, sem conexão com osfenômenos que o cercam, pois todo fenômeno, tomado de qualquer campo da natureza, pode converter-se em um absurdo, se examinado sem conexão com as condições que o cercam, desligado delas; e pelo contrário, todo fenômeno pode ser compreendido e explicado, se examinado em sua conexão indissolúvel com os fenômenos circundantes e condicionado por eles.
O que interessa, sobretudo, ao método dialético não é oque, em um momento dado, parece estável, mas começa já a morrer, senão o que nasce e se desenvolve, ainda que num momento dado pareça pouco estável, pois a única coisa que há de insuperável, a seu ver, é o que se acha em estado de nascimento e de desenvolvimento.
"'Toda a natureza — diz Engels —, de suas partículas mais minúsculas
até seus corpos mais gigantescos, do grão de areia até o sol, doprotozoário(1) até o homem, se acha em estado perene de nascimento e morte, em fluxo constante, sujeita a incessantes mudanças e movimentos." (F. Engels, "Dialética da natureza". Obras completas de Marx e Engels, ed. alemã do Instituto de Marx-Engels-Lenin, de Moscou, pag. 491).
Por isso, a dialética — diz Engels —"focaliza as coisas e suas imagens conceituais, substancialmente, em suas conexõesmútuas, em sua ligação e concatenação, em sua dinâmica, em seu processo de gênese e caducidade". ("Do socialismo utópico ao socialismo científico", em Karl Marx, Obras Escolhidas, ed. Europa-América, t. I pag. 165).

Materialismo filosófico de Kal Marx
Em oposição ao idealismo, que considera o mundo como a materialização da "ideia absoluta", do "espírito universal", da "consciência", o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • positivismo e materialismo
  • Materialismo x Positivismo
  • positivismo,fenomenologia,materialismo
  • Empirismo, Positivismo, Racionalismo
  • Positivismo, materialismo, humanismo, fenomenologia e existencialismo
  • Materialismo
  • materialismo
  • O empirismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!