Resumo
Materiais Diretos (Capitulo 10)
As matérias- primas, os componentes adquiridos prontos, as embalagens e os outros materiais diretos utilizados no processo de produção são apropriados aos produtos ou serviços por seu valor histórico de aquisição. Se um material foi adquirido para revenda, integram seu valor no ativo todos os gastos suportados pela empresa para colocá-lo em condições de venda, se o adquiriu para consumo ou uso, fazem parte do montante de capitalizado os gastos incorridos até seu consumo ou utilização.
O critério mais utilizado no Brasil é o preço médio para a avaliação dos estoques (consequentemente para a do custo dos materiais utilizados). Podemos, no entanto fixar pelo menos dois tipos de preço médio: móvel e fixo.
O PEPS, nesse critério, o material utilizado é custeado pelos preços mais antigos, permanecendo os mais recentes em estoque. O primeiro a entrar é o primeiro a sair. Com o uso do PEPS nãohá diferença alguma entre a empresa que avalia o custo do material aplicado durante o período ou somente em seu final.
O UEPS, último a entrar é primeiro a sair, provoca efeitos contrários ao PEPS. Com a adoção do UEPS, há tendência de se apropriar os custos mais recentes aos produtos feitos, o que provoca normalmente redução do lucro contábil.
Do ponto de vista de custos para avaliação de resultados, é que, adotado um critério, não seja ele modificado de exercício para exercício (consistência), para não haver alterações forçadas na apuração do lucro. Se por qualquer razão, existir interesse ou necessidade dessa mudança, deverá a empresa fazer menção em seu balanço dessa modificação e do valor da diferença introduzida no resultado.
As perdas normais podem ocorrer por problemas de corte, tratamento térmico, reações químicas, evaporação etc. e por serem inerentes a tecnologia da produção, fazem parte do custo do produto elaborado. Enquanto que por sua vez, [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2011, 05). Material direto. TrabalhosFeitos.com. Retirado 05, 2011, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Material-Direto/35638.html

MLA

"Material direto" TrabalhosFeitos.com. 05 2011. 2011. 05 2011 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Material-Direto/35638.html>.

MLA 7

"Material direto." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 05 2011. Web. 05 2011. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Material-Direto/35638.html>.

CHICAGO

"Material direto." TrabalhosFeitos.com. 05, 2011. Acessado 05, 2011. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Material-Direto/35638.html.