Materiais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5099 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Ligantes
Produtos que têm a propriedade de aglomerar uma porção elevada de materiais “inertes”, conferindo ao conjunto grande coesão e resistência.

1
RASMI – Ligantes

Ligantes
Hidrófobos – líquidos viscosos ou soluções resinosas susceptíveis de endurecer por acréscimo progressivo da viscosidade e por formação de estruturas coloidais rígidas. São compostos orgânicos a que não se podejuntar água:
Hidrocarbonatados (alcatrão, betumes, etc.) Plásticos (colas, resinas sintéticas, etc.)

Aplicação sobretudo em impermeabilizações e pavimentos
PDL / RASMI – Ligantes

2

Ligantes
Hidrófilos – pós finos que fazem pasta com a água, sendo capazes de, em determinadas condições, ganhar presa e endurecer:
Aéreos (gesso, cal aérea) Hidráulicos (cal hidráulica, cimentos)

Aplicaçãosobretudo em argamassas e betões
PDL / RASMI – Ligantes

3

Ligantes hidrófilos
Aéreos – ligante que misturado com a água forma uma pasta que endurece ao ar. A pasta endurecida não “resiste” água. (ex. Cal aérea e gesso) Hidráulico – ligante que misturado com a água forma uma pasta que endurece ao ar ou dentro de água. A pasta endurecida “resiste” água. (ex. Cal hidráulica e cimento)
4RASMI – Ligantes

Ligantes hidrófobo
Neste tipo de ligantes (repelentes de água, após endurecimento) a água não tem um papel no endurecimento do aglomerante. Estes ligantes podem endurecer por arrefecimento, evaporação dos seus dissolventes ou por reacção química entre componentes (por ex. Resinas bicomponentes).
5
RASMI – Ligantes

Extracção da Pedra de Gesso
Céu aberto
Processoutilizado sempre que o jazigo se encontra a pouca profundidade e coberto por uma pequena camada de terreno vegetal ou sedimentar.

6
RASMI – Ligantes

Gesso
O gesso encontra-se abundantemente na natureza (terrenos sedimentares) sob a forma de Anidrite (CaSO4) ou pedra de gesso (CaSO4.2H2O).

PDL / RASMI – Ligantes

7

Extracção da Pedra de Gesso
Galerias
Utilizadas quando o jazigo seencontra coberto por uma grossa camada de terreno sedimentar, não sendo possível a sua remoção.

8
RASMI – Ligantes

Fabrico do Gesso
Se a temperatura do forno variar entre 180 e 300ºC, obtém-se o gesso denominado anidrite solúvel, em que o sulfato de cálcio dihidratado perde toda a água de cristalização. Se, por outro lado, a temperatura atingir a gama 300-600ºC, forma-se a anidrite insolúvel,mais estável que a anterior, formando presa apenas na presença de aditivos especiais. No caso de temperaturas na ordem de 900 a 1000ºC, formam-se os gessos hidráulicos.
9
RASMI – Ligantes

Fabrico do Gesso
(Fonte: www.fe.up.pt)

PDL / RASMI – Ligantes

10

Gesso
A matéria prima do gesso é a pedra de gesso ou gesso bruto (sulfato de cálcio dihidratado). A pedra de gesso é triturada ede seguida colocada num forno, a uma temperatura de 160ºC, a fim de sofrer uma desidratação parcial (sulfato de cálcio semi-hidratado). Segue-se a redução a pó e obtém-se o gesso corrente. Este pó pode ser amassado com água, nas devidas proporções, originando sulfato de cálcio dihidratado.
11
RASMI – Ligantes

Presa e endurecimento do Gesso (1)
O sulfato de cálcio semi-hidratado reage com aágua formando sulfato de cálcio bi-hidratado original (antes da “queima”), tratando-se da reacção inversa ao seu fabrico:
CaSO4.1/2H2O + 1.5H20 -> CaSO4.2H2O
(reacção fortemente expansiva e exotérmica, formando-se uma fina rede tridimensional de longas agulhas que dão coesão à estrutura molecular)
12

PDL / RASMI – Ligantes

Presa e endurecimento do Gesso (2)
(Fonte:www.crib.unina.it/ricerche/x07.html)

CaSO4.1/2H2O CaSO4.2H2O
PDL / RASMI – Ligantes

13

Presa e endurecimento do Gesso (3)
A rapidez da presa do gesso é uma das características que poderia condicionar a sua aplicação, mas o emprego de retardadores e aceleradores de presa permite regular perfeitamente os seus início e fim:
Retardadores: álcool, açúcar, ácido acético, glicerina, caseína, gelatinas,...
tracking img