materiais

Páginas: 4 (805 palavras) Publicado: 3 de novembro de 2014
HISTORIA DO BETUME
Usos históricos de betume podem ser rastreados até oito mil anos com a sua presença em várias ferramentas de Neanderthal. O uso pelos humanos deste material está datado já em 5000aC. Sua origem antiga também pode ser vista no que se acredita ser a fonte da palavra betume, do antigo termo sânscrito "jatu" e "jatu-krit", que significa "pichar".
O nome betume era aplicado paradesignar essa forma de petróleo naturalmente encontrada, recebendo diversas denominações além das duas: asfalto, alcatrão, lama, resina, azeite, óleo de São Quirino. A Bíblia cita lagos de asfalto,usado como impermeabilizante, para acender fogueiras e nos altares. Nabucodonosor pavimentara estradas com ele na Babilônia, os egípcios nos processos de mumificação e nas pirâmides. Romanos deram-lhefins bélicos, como combustível em lanças incendiárias, no que foram imitados pelos árabes.
Ainda na Bíblia, Deus mandara a Noé: "betumerás com betume sua arca, tanto por dentro como por fora"(Gênesis, 6, 14). Os sumérios e assírios usavam-no para tratar doenças de pele. Além dos fins rituais e medicinais, os egípcios serviam-se do betume para calafatear os canais de irrigação, os barcos e casas.Entre os incas recebeu um nome que significava "goma da terra", e este povo chegou a destilar o petróleo.
Os gregos consideravam o mineral como estratégico, e tinham reservas para seu uso. Quando osromanos adotaram a técnica de uso bélico do óleo natural, batizaram inicialmente, dado seu mau odor, de stercus diaboli, antes de chamarem-no óleo de pedra.
Curiosamente, em 11 de julho de 2013, às17:00 foi concluída o mais antigo experimento sobre o betume, após 69 anos, no qual finalmente confirmou que esta substância é líquida.











CONCEITO DE BETUME
Betume podereferir-se a uma mistura natural de vários líquidos orgânicos, também chamado betume bruto, ou um resíduo, originando no processo de destilação de carvão ou de petróleo, chamado betume refinado. É um...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Materiais
  • Materiais
  • Material
  • Materiais
  • materiais
  • materiais
  • MATERIAIS
  • Materiais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!