Materiais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (583 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Enquanto programamos em Java, há a necessidade de trabalharmos com várias classes. Muitas vezes, classes diferentes tem características comuns, então, ao invés de criarmos uma nova classe com todasessas características usamos as características de um objeto ou classe já existente.

Extends e Super
Para fazermos uma classe herdar as características de uma outra, usamos a palavra reservadaextends logo após a definição do nome da classe. Dessa forma:
Class NomeDaClasseASerCriada extends NomeDaClasseASerHerdada
Herança é quando uma classe herda atributos de uma outra classe. Podemos verum exemplo na imagem...
Temos 5 classes: a classe Pai (ou superclasse) Pessoa e suas respectivas classes filhas (que são as subclasses), que são PF, PJ, Amigos e Parentes. PF é filha da classe Pessoae pai das classes Amigos e Parentes. PJ é filha da classe Pessoa e não tem subclasses.
Podemos ver também que a classe pessoa tem os atributos nome, telefone e endereço. A classe PF tem os atributosRG e CPF. A classe PJ tem os atributos CNPJ e IE. A classe Amigos, tem o atributo blog. A classe Parentes tem o atributo email. Como PF e PJ são subclasses de Pessoas, elas herdam da classe Pessoa osatributos nome, telefone e endereço. As classes Amigos e Parentes, por serem subclasses de PF, herdam os atributos RG e CPF, além disso, também herdam os atributos nome, telefone e endereço, já quesua classe pai é uma classe filha de Pessoa.
Para melhor entendimento usaremos o esquema da primeira imagem para criarmos umprograminha simples que irá receber os dados de pessoas digitados pelousuário.
Pessoa.java>> Aqui a classe pai é criada com seus atributos e métodos construtores. O primeiro método já define o valor dos atributos enquanto o segundo método recebe os valores por parâmetroPF.java>> Aqui é criada a classe PF, que é filha da classe Pessoa. Por essa razão é utilizada a cláusula extends na criação da classe (para mostrar que a classe PF herda atributos da classe...
tracking img