Materiais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 27 (6593 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Aços
Hoje em dia os aços são divididos em vários grupos, entre eles, aços baixo carbono, alto carbono, de ligas, ferramentas, inoxidáveis e de construção mecânica os quais serão mais detalhados adiante, além dessas divisões cada grupo tem suas subdivisões.
Aços baixo e médio carbono
Os aços baixo carbonos são divididos conforme a quantidade de carbono, suas resistências mecânicas, suascaracterísticas e norma pela qual é classificada esse aços cuja quantidade máxima de carbono é de aproximadamente 0,3%, possuem normalmente, baixa resistência mecânica e dureza e alta ductilidade e tenacidade. São facilmente usináveis e soldáveis de um modo geral e apresentam baixo custo de produção. Normalmente não são tratáveis termicamente para endurecimento.
Os Aço de médio carbono açoque possui uma quantidade de carbono suficiente para a realização de tratamento térmico de têmpera e revenido, embora tais tratamentos precisem ser realizados com taxas de resfriamento elevadas e em seções finas para serem efetivos. Contêm de 0,3 a 0,6% de carbono, aproximadamente.
Os aços de médio carbono possuem maior resistência e dureza e menor tenacidade e dutilidade do que os aços debaixo carbono.

Aços SAE 1020: Aplicações
Indústria agrícola, automobilística, de máquinas e equipamentos, etc.
Caracteristicas: Aço de boa soldabilidade, boa forjabilidade, baixa resistência mecânica e baixa usinabilidade.
Aço SAE 1045: Aplicações
Eixos e peças para Indústria agrícola, automobilística, de máquinas e equipamentos, etc.
Caracteristisca: Aço de boa usinabilidade, boaresistência mecânica, média soldabilidade e alta forjabilidade.
Aço SAE 4140: Aplicações
Largamente utilizado na fabricação de eixos,pinos, bielas e virabrequins, na Indústria agrícola, automobilística, de máquinas e equipamentos, etc.
Caracteristicas: Aço de boa resistência mecânica, média usinabilidade, baixa soldabilidade e temperabilidade relativamente alta. A dureza superficial, na condiçãotemperada, varia de 54 a 59 HRc. As propriedades mecânicas deste aço poderão ser melhoradas, através de nitretação.
Aço SAE 4340: Aplicações
Destinado à fabricação de eixos, bielas, virabrequins e peças com alta solicitação mecânica; na indústria aeroespacial, automobilística; de máquinas e equipamentos.
Características: Aço para beneficiamento de alta resistência mecânica, elevada temperabilidade,alta tenacidade, baixa usinabilidade e baixa soldabilidade. A dureza superficial na condição temperada varia entre 54 e 59HRc, podendo ser aumentada através de nitretação.

Aço SAE 8620: Aplicações
Amplamente utilizado na fabricação de engrenagens, pinos e peças onde há exigência de dureza superficial obtida pelo processo de cementação ou carbonitretação.
Caracteristicas: Aço paracementação, de média temperabilidade, boa usinabilidade, boa soldabilidade e média resistência mecânica. A dureza superficial, na condição cementada e temperada pode alcançar 62 HRc, enquanto que a dureza de núcleo varia entre 30 e 45 HRc, dependendo da bitola.

Aços de alto carbono
Aço de alto carbono Aço que contém mais de 0,6% de carbono. Sua soldagem é mais difícil do que a efetuada em açosde baixo e médio carbono, devido à maior probabilidade de ocorrer trincas a frio.

Os aços alto carbono possuem maior resistência e dureza, e menor dutilidade em relação aos aços baixo e médio carbono. São quase sempre utilizados na condição temperada e revenida, possuindo boas características de manutenção de um bom fio de corte. Possuem grande aplicação em talhadeiras, folhasde serrote, martelos e facas
Aço SAE1080:Aplicações
Utilizados em locais onde exija uma dureza grande,pois é muito duro e difícil de soldar.

Aços inoxidáveis

Aços classificados como inoxidáveis são os que têm resistência à corrosão superior à dos aços comuns, tendo 10% ou mais de Cr. Não são inertes em todos os meios, mas não são atacados por muitos deles ou são...
tracking img