Materiais plasticos na construção civil

Introdução
Após tomar conhecimento de uma substância chamada nitrato de celulose ( “descoberta” em 1845, em Basileia, Suíça, por C.F Schonbein), Alexander Parkes desenvolveu um novo material quepoderia ser usado em estado solido, plástico ou fluido, por vezes duro como marfim, opaco, flexível, impermeável, durável e colorável, que podia ser usado em utensílios e ferramentas, que se viria adesignar por Parkesine ( C. 1855, com patente registrada em 1961).
Seria contudo John Wesley Hyatt o verdadeiro impulsionador da introdução deste novo produto no mercado. Pese embora não ter sido seuverdadeiro inventor, foi Hyatt quem desenvolveu a produção e aplicação industrial do celuloide de Parkes, quando em 1869, se propôs encontrar um substituto do marfim das bolas de bilhar.
Em 1872surgiria pela primeira vez a designação Celuloíde , marca que obterá um sucesso tão grande nos anos seguintes que virá a ser o nome que definirá as matérias plásticas feitas de celulose e não somenteestas..
Em 1909 Leo Hendrik Baekeland concebeu uma resina plástica pelo processo de condensação, que seria o primeiro plástico completamente artificial, batizado em sua homenagem com o nome de baquelite. Abaquelite era um material sintético, totalmente produzido em laboratório, ao contrario do celuloide que era feito a partir da celulose e de outras matérias vegetais. O plástico artificial deBaekeland, ou baquelite largamente usado até ao presente, era algo de formidável, com um considerável potencial de negocio, pelo que rapidamente proliferaram imitações com o proposito de serem concorrenciaise que gerariam uma serie de conflitos de patentes a que Baekeland sentiu necessidade de por cobro, pelo que, propôs a fusão de todos os produtores, formando uma grande concentração empresarial da qualesteve à frente. A banquelite tornar-se-ia o material de base a milhares de ovos produtos, como ainda hoje sucede, tendo o plástico destronado o aço no papel de símbolo da indústria.
Foi contudo...