Materiais metalicos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4779 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MATERIAIS METÁLICOS:

Introdução:
A metalurgia pode ser descrita como a arte e a ciência de obter os metais e adaptá-los para que satisfaçam as necessidades do homem (Guy, 1965).
Embora os átomos metálicos sejam abundantes na superfície da Terra, a maior parte deles está combinada com átomos de elementos não metálicos. Portanto, a primeira providência a tomar é obter os átomos na formametálica, através da metalurgia extrativa.
Após a obtenção do metal desejado na forma de um lingote, obtido pelo processo de solidificação, é necessário trabalhar esses material por deformação plástica para obter a forma desejada para o produto final. Nessa etapa entra a metalurgia mecânica, que é constituída por diversos processos de manufatura, podendo-se destacar os processos de laminação,forjamento, extrusão, trefilação, entre outros.
Deve-se destacar também a importância dos tratamentos térmicos dos materiais metálicos, como por exemplo a têmpera, o revenido, o recozimento, que tem por objetivos melhorar as propriedades desses materiais.
Alguns processos utilizados para unir materiais metálicos também devem ser ressaltados pela sua importância – os processos de soldagem. Também merecemdestaque os processos de revestimentos superficiais, como revestimentos eletroquímicos, com os objetivos de dar proteção à corrosão, ao desgaste, ao calor, entre outros.
Neste trabalho serão apresentadas as principais características dos materiais metálicos mais comuns, tanto ferrosos como não ferrosos.

A Figura 1 apresenta um esquema da classificação dos principais materiais metálicos.Figura 1 – Esquema de classificação para as várias ligas ferrosas (Callister Jr., 2002).

Metais ferrosos:
As ligas ferrosas, cujo elemento ferro é o constituinte principal, são produzidas em maior quantidade do que qualquer outro tipo de metal, e sua ampla utilização deve-se basicamente a três fatores: (a) quantidades abundantes de compostos metálicos que contêm ferro; (b) podem ser produzidasatravés de
técnicas relativamente baratas de extração, refino, adição de elementos de liga e conformação mecânica; e (c) São versáteis, podendo ser produzidas dentro de uma ampla variedade de propriedades mecânicas, químicas e físicas. Como
desvantagem principal, pode-se citar a suscetibilidade de muitas ligas ferrosas à corrosão.
As ligas ferrosas podem ser classificadas em aços ou ferrosfundidos, de
acordo com o teor de carbono. Para os aços, são consideradas aquelas ligas cujo teor de carbono seja inferior a 2,11%; as ligas com teor de carbono superior a este valor são chamadas de ferros fundidos.

Aços – carbono:

Classificação:

Os aços - carbono constituem a mais importante categoria de materiais
metálicos utilizada na construção de máquinas, equipamentos, estruturas,veículos e componentes diversos de sistemas mecânicos.
A classificação dos aços - carbono pode se dar segundo diversos critérios:

- Tipo de semi-produto: aços laminados planos (placas, chapas, etc.), laminados não planos (perfis, barras, arames), trefilados (arames, tubos), forjados e fundidos; e, ainda, trabalhados a quente e trabalhados a frio;
- Teor de carbono: aço de baixo carbono (%C <0,25) de médio - carbono (0, 25 <%C < 0, 50) e de alto carbono (%C > 0, 50);
- Tipo de fabricação: aço obtido de forno de revérbero clássico, conversor oxigênio básico, forno elétrico ácido, e forno elétrico básico;
- Tipo de procedimento de desoxidação: aço efervescente, capeado, semi - acalmado e acalmado;
- Tipo de lingotamento: aço de lingotamento convencional ou lingotamentocontínuo;
- Tipo de aplicação: nesse caso a classificação se torna mais complexa em face da variedade da aplicação que poderia ser agrupada de diversas formas como aços para componentes específicos (molas, engrenagens, etc.), aços para tratamento térmico e aços para facilidade de fabricação do componente (de fácil usinagem, de fácil conformação, etc.).

A Tabela 1 mostra alguns exemplos de...
tracking img