Materiais magneticos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2114 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE TUCURUÍ
FACULDADE DE ENGENHARIA CIVIL
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE TUCURUÍ
FACULDADE DE ENGENHARIA CIVIL

PROPRIEDADES DOS MATERIAIS MAGNÉTICOS

Daisiree Silva de Jesus – daisiree@hotmail.com
Universidade Federal do Pará
Rua Itaipu, nº 36, Vila Permanente
68464-000 – Tucuruí - Pará
Douglas Nascimentos dosSantos– douglas.c.pdr@hotmail.com
Universidade Federal do Para
Rua Itaipu, nº 36, Vila Permanente
68464-000 – Tucuruí - Pará
Elaine Cristina da Silva Medeiros – elainecsm@r7.com
Universidade Federal do Para
Rua Itaipu, nº 36, Vila Permanente
68464-000 – Tucuruí - Pará

Resumo: É fato conhecido que um campo magnético armazena energia, e consequentemente esse campo exerce forçasmecânicas em estruturas associadas a ele. Sabe-se também que um circuito elétrico adequado pode estabelecer um campo magnético em determinadas estruturas mecânicas. Em vista destas características, o capo magnético serve de enlace entre a parte mecânica de muitos dispositivos, sendo utilizado como agente de conversão de energia elétrica/mecânica e vice-versa. Neste principio estão baseadas todas asmaquinas elétrica, e em todas vale também a lei da conservação de energia. O eletroímã é a mais elementar estrutura mecânica em que é possível estabelecer um campo magnético através de um circuito elétrico de simples excitação, e onde se torna possível estudar as inter-relações eletromecânicas anteriormente citadas.

Palavras-chave: campo magnético, eletroímãs.

1. introdução
Não tem como sereferir ao estudo magnético sem ao menos citar o estudo da eletricidade. O campo magnético, tal como o campo elétrico, e um campo vetorial e seu valor e orientação em qualquer ponto são especificados por um vetor B, o vetor da indução magnética. De forma genérica, define-se como campo magnético toda a região do espaço em torno de um ima, ao qual atribui-se um polo norte, do qual as linhas decampo saem, e um polo sul, ao qual as linhas de campo chegam.
Por propriedade magnética se entende a capacidade que um objeto tem de atrair outros objetos. Na interação entre dois objetos feitos de materiais magnéticos há também a possibilidade de repulsão entre eles. Os materiais que naturalmente apresentam propriedades magnéticas são chamados de ímãs. Convém notar que esses fenômenos de atraçãoe repulsão podem também ser observados em materiais não magnéticos. Por exemplo, entre dois objetos carregados eletricamente. Porém, mesmo que carregados eletricamente, materiais não magnéticos não interagem com materiais magnéticos. Em geral, propriedades elétricas ou magnéticas estão associadas a classes de materiais diferentes. Outra forma de distinguir o tipo de fenômeno é conhecendo-se umdos materiais envolvidos. Sabemos que um ímã natural possui propriedades magnéticas: então todos os materiais que ele atrair ou repelir também terão propriedades magnéticas.
As propriedades básicas observadas em materiais magnéticos são explicadas pela existência de dois polos diferentes no material. A esses polos se dão os nomes de polo norte e sul. A esta configuração de dois polos dá-se onome de "dipolo magnético". O dipolo magnético é a grandeza que determina quão forte é o ímã e sua orientação espacial pode ser representada por uma flecha que aponta do polo sul para o polo norte. As propriedades magnéticas dos materiais tem sua origem nos átomos, pois quase todos os átomos são dipolos magnéticos naturais e podem ser considerados como pequenos ímãs, com polos norte e sul. Isto éalgo que decorre de uma somatória de dipolos magnéticos naturais dos elementos básicos da matéria (o "spin") com o movimento orbital dos elétrons ao redor do núcleo (pois este movimento cria um dipolo magnético próprio). Para cada material, a interação entre seus átomos constituintes determina como os dipolos magnéticos dos átomos estarão alinhados. Sabe-se que dois dipolos próximos e de igual...
tracking img