materiais magneticos e nao magnetios

363 palavras 2 páginas
Curso de Engenharia de Produção

Materiais magnéticos

2013
Materiais magnéticos e não magnéticos
A magnetita foi o primeiro minério de ferro magnético a ser descoberto, na região conhecida como Magnésia na Turquia. Conhecido como imã natural, esta pedra foi utilizada como uma das primeiras bússolas magnéticas.
O Ferro e o Aço juntamente com outros materiais, são fortemente atraídos pelos imãs, já o níquel e o cobalto são atraídos com um grau menor. Este fenômeno ocorre por causa das propriedades ferromagnéticas das substâncias.
O Ferromagnetismo e o nome dado a capacidade de alguns materiais tem de reagir a um campo elétrico magnético. Quando um material ferromagnético sobre com a atuação de um campo magnético, seus dipolos atômicos se alinham com o do campo tornando assim este material um imã permanente, para reverter o processo basta colocar o material em um campo magnético com direção oposta.
Existem outros tipos de magnetismo na natureza, sendo classificados com a intensidade e a diferença entre seus efeitos. O Paramagnetismo e outro tipo, ocorrendo em materiais que necessitam estar sob a atuação de um campo magnético para que ocorra a magnetização. Os materiais paramagnéticos possuem elétrons desemparelhados, que se alinham com a presença de um campo magnético surgindo assim um imã de baixa intensidade. E o Diamagnetismo e mais um tipo, este fenômeno ocorre com a repulsão dos materiais quando são expostos a um campo magnético, pois eles apresentam um momento dipolar magnético com uma resultante no sentido oposto ao do campo.
Já os materiais que não demonstram o forte ferromagnetismo da família do ferro, são denominados como “não-magnéticos”. Contudo se esses materiais forem expostos a um imã muito forte vera que alguns são ligeiramente atraído e outro ligeiramente repelidos.
O zinco, o bismuto, o cloreto de sódio, o ouro e o mercúrio são exemplos de matérias que são ligeiramente repelidas, eles

Relacionados

  • Tecnologia dos materiais
    4678 palavras | 19 páginas
  • biologia de comportamentos
    78128 palavras | 313 páginas