Materiais Ferrosos

Páginas: 11 (2729 palavras) Publicado: 9 de agosto de 2015
Materiais Ferrosos

História:

As estruturas metálicas têm sido usadas desde o século XII, na forma de tirantes e pendurais de ferro fundido, que funcionavam como elementos auxiliares em estruturas de madeira. No século XVI tornaram-se comuns as estruturas de telhado em ferro fundido, com sistemas estruturais pouco racionais, uma vez que nessa época a análise estática encontrava-se emfase inicial de desenvolvimento.
Já no final do século XVIII começaram a ser construídas cúpulas de igrejas e pontes. As pontes possuíam vãos em arco ou treliçados, com elementos de ferro fundido submetidos à compressão. A primeira dessas pontes, datada de 1779, situa-se em Coalbrookdale, sobre o Rio Severn, na Inglaterra, e possui arcos de ferro fundido vencendo um vão central de 30 m.
Naprimeira metade do século XIX o cálculo estrutural passou por notável progresso, surgindo os sistemas estaticamente lógicos. Além disso, teve início a laminação de perfis, o que possibilitou a produção industrializada de componentes estruturais de ferro laminado.
Com o advento da tração a vapor e a construção da primeira ferrovia, em 1827, a estrutura metálica passou a ser usada nas estações depassageiros e nas novas pontes. Um exemplo notável é a Ponte Brittania, concluída em Menai em 1850.
Os edifícios de andares múltiplos em estrutura metálica, ainda utilizando o ferro, começaram a aparecer também no início da segunda metade do século XIX, assim como a Torre Eiffel, finalizada em 1889 por Gustave Eiffel, com 312 m de altura e 7.300 toneladas de ferro, sendo símbolo até hoje dacapital francesa.
De 1900 até nossos dias, houve grande desenvolvimento no estudo do comportamento das estruturas de aço, principalmente no que se refere à instabilidade e à plasticidade, foi inventada a solda elétrica, criados os parafusos de alta resistência e os aços de alta resistência mecânica e resistentes à corrosão atmosférica. Assim, passaram a ser construídos corriqueiramenteedifícios de andares múltiplos, pontos e demais edificações.

Introdução

Desde sua descoberta, os metais ferrosos tornaram-se de grande importância na construção mecânica. Os metais ferrosos mais importantes são o aço e o ferro fundido. O aço é um material tenaz, ou seja, consegue absorver energia sem ruptura do mesmo, é de excelentes propriedades e de fácil trabalho, já o ferro fundido é ummaterial amplamente empregado na construção mecânica, podendo substituir o aço em diversas aplicações, muitas vezes com grande vantagem, embora não possua resistência igual. 

Metalúrgica e Siderúrgica

Ambas são indústrias que produzem metal - a diferença é o tipo de metal produzido por elas.
A metalúrgica atua num campo mais amplo, produzindo vários tipos de metais: alumínio, cobre,titânio e ferro, por exemplo, já uma usina siderúrgica é uma espécie de metalúrgica especializada: ela trabalha exclusivamente na produção de ferro e aço, que nada mais é do que um ferro "purificado".
Elas são chamadas de indústrias "de base" porque, em geral, seu produto final são apenas barras ou chapas metálicas, usadas depois como matéria-prima de outras indústrias, que fabricam, aí, sim, ainfinidade de produtos metálicos que usamos no dia-a-dia. 


Ligas Metálicas

São materiais com propriedades metálicas que contêm dois ou mais elementos, sendo que pelo menos um deles é metal. As propriedades de uma liga normalmente são diferentes das propriedades dos seus elementos constituintes, quando analisados separadamente. As ligas metálicas possuem algumas características que os metaispuros não apresentam e por isso são produzidas e muito utilizadas.
Apesar da grande variedade de metais existentes, a maioria não é empregada em estado puro, mas em ligas com propriedades alteradas em relação ao material inicial, o que visa, entre outras coisas, a reduzir os custos de produção.
As indústrias automobilísticas, aeronáuticas, navais, bélicas e de construção civil são as...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Materiais Ferrosos e não ferrosos
  • Materiais ferrosos
  • Materiais Ferrosos
  • Materiais ferrosos
  • Tecnologia dos materiais não-ferrosos
  • Materiais Metálicos Não-Ferrosos
  • TRABALHO 2 Materiais Ferrosos E N O Ferrosos T
  • Materiais nao ferrosos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!