Materiais diretos - contabilidade de custos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1874 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
Neste trabalho serão abordados – dentro da visão e aplicação na contabilidade de custos – os chamados materiais diretos. Para que se possa compreender o conceito e utilização dos materiais diretos nesta ótica, uma apresentação dos conceitos, exemplos e aplicações da contabilidade de custos e dos custos diretos também será fornecida.
Como apresentado de forma mais detalhada aseguir, pode-se tratar materiais direitos como sendo aqueles que compõem o produto final (por exemplo, o petróleo utilizado na produção de gasolina). Estes materiais encontram-se classificados dentro dos custos diretos que, por sua vez, podem ser caracterizados como sendo aqueles que estão ligados diretamente à produção de algum produto ou serviço (custo da compra de petróleo pela refinaria paraproduzir a gasolina).
De forma geral, o objetivo do trabalho é ilustrar ao leitor o que envolve o universo dos materiais diretos, bem como a importância de sua correta identificação e contabilização dentro da composição dos custos de cada produto.

Contabilidade de Custos
A contabilidade de custos é o ramo da contabilidade que se destina a produzir informações para os diversos níveisgerenciais de uma entidade, como auxílio às funções de determinação de desempenho, de planejamento e controle das operações e de tomada de decisões (LEONE, 2000, p.19).
A contabilidade de custos objetiva a mensuração dos gastos necessários à produção de um bem ou de serviços à contabilidade financeira tem por finalidade básica promover o registro dos fenômenos econômicos e financeiros que afetam opatrimônio de uma entidade.

APLICAÇÃO
Inicialmente a contabilidade de custos foi concebida para o setor industrial, sendo que, posteriormente passou a ser utilizada também nos setores de comércio e serviços.

Custos
Custos são medidas monetárias dos sacrifícios financeiros com os quais uma organização, uma pessoa ou um governo, têm de arcar a fim de atingir seus objetivos, sendo consideradosesses ditos objetivos, a utilização de um produto ou serviço qualquer, utilizados na obtenção de outros bens ou serviços. A Contabilidade gerencial incorpora esses e outros conceitos econômicos para fins de elaborar Relatórios de Custos de uso da Gestão Empresarial.
No Brasil, o Decreto-Lei 1.598/77, em seu artigo 14 determina que: o contribuinte que mantiver sistema de contabilidade de custointegrado e coordenado com o restante da escrituração poderá utilizar os custos apurados para avaliação dos estoques de produtos, principalmente para fins fiscais.

Custos sob a ótica contábil:
Custos são gastos que a entidade realiza com o objetivo de por o seu produto pronto para ser comercializado, fabricando-o ou apenas revendendo-o, ou o de cumprir com o seu serviço contratado. Uma diferençabásica para a despesa é que "custo" traz um retorno financeiro e pertence à atividade-fim, pela qual a entidade foi criada (determinada no seu Contrato Social, na cláusula Do Objeto). Já despesa é um gasto com a atividade-meio e não gera retorno financeiro, apenas propicia um certo "conforto" ou funcionalidade ao ambiente empresarial.
A razão para se classificar os gastos correntes de umaentidade em despesas e custos é que o primeiro vai direto para o resultado do período. Já custos irá formar um estoque (na produção de um bem) e, na sua realização (venda), serão finalmente levados ao resultado, o que poderá levar meses ou até anos.
Custos industriais geralmente são: matéria prima, energia consumida (eletricidade e/ou combustíveis), água consumida, materiais industriais diversos, mãode obra, depreciação dos itens imobilizados de produção, entre outros.
Custos diretos
São os custos suscetíveis de serem identificados com os bens ou serviços resultantes, ou seja, têm parcelas definidas apropriadas a cada unidade ou lote produzidas. Podem ser quantificados e identificados aos produtos ou serviços e valorizados com relativa facilidade, pode ser atribuído (ou identificado)...
tracking img