Materiais diretos - contabilidade de custos

Introdução
Neste trabalho serão abordados – dentro da visão e aplicação na contabilidade de custos – os chamados materiais diretos. Para que se possa compreender o conceito e utilização dosmateriais diretos nesta ótica, uma apresentação dos conceitos, exemplos e aplicações da contabilidade de custos e dos custos diretos também será fornecida.
Como apresentado de forma mais detalhada aseguir, pode-se tratar materiais direitos como sendo aqueles que compõem o produto final (por exemplo, o petróleo utilizado na produção de gasolina). Estes materiais encontram-se classificados dentrodos custos diretos que, por sua vez, podem ser caracterizados como sendo aqueles que estão ligados diretamente à produção de algum produto ou serviço (custo da compra de petróleo pela refinaria paraproduzir a gasolina).
De forma geral, o objetivo do trabalho é ilustrar ao leitor o que envolve o universo dos materiais diretos, bem como a importância de sua correta identificação e contabilizaçãodentro da composição dos custos de cada produto.

Contabilidade de Custos
A contabilidade de custos é o ramo da contabilidade que se destina a produzir informações para os diversos níveisgerenciais de uma entidade, como auxílio às funções de determinação de desempenho, de planejamento e controle das operações e de tomada de decisões (LEONE, 2000, p.19).
A contabilidade de custosobjetiva a mensuração dos gastos necessários à produção de um bem ou de serviços à contabilidade financeira tem por finalidade básica promover o registro dos fenômenos econômicos e financeiros queafetam o patrimônio de uma entidade.

APLICAÇÃO
Inicialmente a contabilidade de custos foi concebida para o setor industrial, sendo que, posteriormente passou a ser utilizada também nos setores decomércio e serviços.

Custos
Custos são medidas monetárias dos sacrifícios financeiros com os quais uma organização, uma pessoa ou um governo, têm de arcar a fim de atingir seus objetivos, sendo...