Materiais de laboratorio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1741 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIFRANZ

Materiais de Laboratório

Aluno: Câmara Costa, Pâmela Mª
Data:

Fundamento Teórico
Chama-se material de laboratório os instrumentos e equipamentos utilizados pelos cientistas para manipulação específica em química, física e bioquímica para realizar uma experiência, efetuar medições ou reunir dados.

Objetivo
Conheceros materiais e as técnicas de materiais utilizados em laboratórios, identificação e utilização de cada item.

Procedimento
- Preparação de materiais
- Utilização correta
- Atenção aos materiais
- Importância de cada materiais

8 itens de cada Tema:

MATERIAIS REATIVOS
- Hematoxilina: é um composto que se obtém da planta leguminosa Haematoxylum campechianum, conhecida também pelo nomede Pau Campeche. É um produto natural que ao ser oxidado resulta numa substância de cor azul-púrpura escura denominada hemateína. É utilizada em procedimentos de coloração biológica, para colorir os compostos ácidos dos tecidos, aos quais dá uma coloração violeta.
- Coloração de Gram: A técnica de coloração de Gram é uma técnica de coloração diferencial que permite distinguir os dois principaisgrupos de bactérias por microscopia óptica (Gram + e Gram -).
- Coloração de Papanicolau: é uma técnica de coloração multicromática. Esta técnica utiliza três soluções corantes: a Hematoxilina de Gill (substituida também pela Hematoxilina de Harris). É um sistema de coloração utilizado para células colhidas por raspagem em cavidades como a vagina, a mucosa bucal, etc, e fluidos com células apartir de derrames de outras cavidades. Deve ser apenas usada in vitro.
- Alcool: Os álcool etílico e o álcool isopropílico são considerados desinfetantes de nível intermediário, empregados tanto na desinfeção de superfícies e instrumentos como na anti-sepsia da pele. Se utilizado com muita frequencia causa ressecamento.
- Ácido Sulfúrico: Este reativo é empregado à quente ou à frio, produz umataque enérgico (somente a quente), e um ataque feito por imersão
- Verde Malaquita: é uma substância química tóxica primeiramente usada como um corante para tingir esporos (celulas vegetais). Quando diluida, pode ser usada como um antiséptico tópico ou para tratar parasitas, infecções por fungos, e infecções por bactérias em peixes e ovos de peixes. É também usado como corante bacteriológico e emquímica analítica.
- Azul de metileno: é um composto aromático heterocíclico, sólido verde escuro, solúvel em água, produzindo solução azul, inodoro. O azul de metileno é usado como um corante bacteriológico e como indicador para observar núcleos.
- Reativo de Adler: Este reativo é aconselhado para aços, cobre e suas ligas, para revelar segregações, zonas temperadas e estruturas primárias(fundição).OBJETOS DE VIDRO
- Cubre objeto (lâmina): é uma peça retangular, normalmente de vidro, as vezes em outros materiais, tanto inorgânicos como o quartzo ou organicos (polímeros) como o policarbonato, o poliestireno, o acrilico e suas modificações. Tem espessura de 0,3 mm e serve para fixar qualquer estrutura microscópica.
- Caja Petri : A caja petri é um recipiente cilindrico, achatado de virdoou plastico utilizado para cultura de microbios constituidos por duas partes: uma base e uma tampa. As caja petri sao usadas para a identificção de microorganismos. Para ser usada enche-se a caja petri com um caldo liquido de Agar onde há mistura de nutrientes, sais e aminoácidos.
- Balon: usado para aquecer e preparar soluções e realizar reações com desprendimento de gases.
- Mechero: é uminstrumento utilizado para calentar o esterilizar mostras ou reativos químicos. Exemplo o Bunsen que funciona a gás e serve para o aquecimento de materiais não-inflamáveis.
- Pipeta: Pipeta graduada: para medir e transferir volumes variáveis de líquidos ou soluções, sem muita precisão. Tem tambem a Pipeta volumétrica que serve para medir e transferir um líquido ou solução, porém mais preciso que...
tracking img