Materiais de construcao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3948 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO

1. INTRODUÇÃO

O Engenheiro Civil ou Tecnólogo em Construção de Edifício possui habilidades de planejar, dimensionar e executar determinadas construções, por isso precisou ter o conhecimento sobre materiais de construção, para que possamos ter condições de selecionar o material adequado para a obra que se deseja construir, e ainda buscar uma otimização do uso domaterial, que proporcionará ao seu cliente uma obra com o menor custo e maior qualidade.

2. A MADEIRA COMO MATERIAL DE CONSTRUÇÃO

A madeira é um material excepcional como um material de construção e como matéria- prima industrial de múltiplo aproveitamento, matéria-prima que acompanha e sustenta a civilização desde seus primórdios.
Na condição de material de construção, as madeiras incorporamtodo um conjunto de características técnicas, econômicas e estéticas, que dificilmente se encontram em outro material existente. Podemos citar algumas dessas características.
- apresenta resistência mecânica tanto a esforços de compressão como aos esforços de tração na flexão, foi o primeiro material de construção a ser utilizado tanto em coluna como em vigas e vergas;
- tem resistência mecânicaelevada, superior ao concreto, com a vantagem de peso próprio reduzido;
- resiste excepcionalmente a choques e esforços dinâmicos, sua resiliência permite absorver impactos que romperiam ou estilhaçaram outros materiais;
- em seu estado natural, apresenta uma infinidade de padrões estéticos e decorativos.
A madeira como material de construção é depois do aço o material mais utilizado, podeser utilizada em diversas etapas, desde a fundação até o acabamento, passando tanto pela estrutura como por material auxiliar.

2.1 ORIGEM E PRODUÇÃO DAS MADEIRAS

A madeira natural é um produto direto do lenho dos vegetais superiores, árvore e arbustos lenhosos. Toda sua característica como material de construção, principalmente sua heterogeneidade e anisotropia, são decorrentes dessa suaorigem de seres vivos organizados.
Botanicamente as madeiras caracterizam-se em:
ENDOGENAS: de germinação interna. Quando o desenvolvimento transversal do caule se processa de dentro para fora; a parte externa do lenho é mais antiga e mais endurecida. Compreende sua classe as árvores tropicais ocas, palmeira e bambus, pouca aproveitada na indústria de materiais de construção.
EXÓGENAS: degerminação externa. Tem no crescimento um desenvolvimento transversal do caule com adição, de fora para dentro. Constituem um grande grupo de arvore aproveitáveis para produção de madeiras de construção.
Atualmente com a industrialização surgiram novos produtos de madeira, ampliando o seu uso na construção civil e outras indústrias.
Algumas de suas utilizações são indicadas abaixo:
* Andaimes;* Revestimentos, empenas de telhados - pinho de 1ª ou 3ª;
* Estrutura de telhado - madeira de lei ou eucalipto;
* Tacos, assoalhos - peroba rosa, peroba do campo, sucupira, ipê, jacarandá;
* Portas e janelas – cedro, jacarandá e sucupira;
* Portais e marcos – peroba rosa, jacarandá e sucupira;
* Forros – pinho.

2.2 CLASSIFICAÇÀO DAS MADEIRAS

MADEIRAS DE LEI:Empregadas na construção com função estrutural podem citar: jacarandá, peroba, ipê, sucupira, canela, imbuia, cedro e eucalipto. Para uso em construção deve predominar o cerne em relação ao alburne.
MADEIRAS MOLES OU BRANCAS: utilizadas em construção temporárias ou protegidas, como exemplo o pinho do Paraná.

TIPOS DE MADEIRAS PARA CONSTRUÇÃO:
Há duas características básicas, são elas:
Madeirasmaciças: madeira bruta ou roliça, madeira falquejada e madeira serrada.
Madeira industrializada: ou transformada: madeira laminada e colocada, madeira compensada, madeira aglomerada e madeira reconstituída.
Madeira bruta ou roliça: usada em forma de tronco, servindo como estaca, escoramento, poste ou coluna.
Madeira falquejada: faces laterais aparadas a machados, usadas em estacas pontes etc....
tracking img